Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Física

Conheça alguns fenômenos físicos e químicos que ocorrem enquanto tomamos banho

Enquanto nós tomamos banho, diversos fenômenos acontecem. Saiba mais!

Maria Carolina Cristianini Publicado em 14/08/2020, às 10h00 - Atualizado às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança tomando banho - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança tomando banho - Pixabay

Já parou para pensar que, enquanto você toma banho, diversos fenômenos físicos e químicos acontecem no ambiente? Conheça alguns deles!

Solte a voz

Lugares com paredes de azulejos são ótimos para soltar a voz: eles refletem bem os sons e a cantoria fica mais potente. Paredes comuns fazem o contrário, absorvendo ruídos. Por isso tanta gente gosta de cantar enquanto toma banho (uma chuveirada de cinco minutos, para não desperdiçar água, rende uma música).

Segure firme

Em contato com superfícies frias, como pisos e azulejos, as moléculas de água quente do chuveiro, que viraram vapor, voltam para o estado líquido. Por isso, surgem gotinhas no chão e nas paredes. Elas deixam o piso escorregadio – fique esperto para não cair e não abra mão de algum tipo de tapete perto da saída do chuveiro.

Muitas bolhas

É só usar o sabonete e a espuma aparece. Ela é formada por pequenas bolhas de ar que se misturam com a água. E sabe por que é sempre branca? Quando bate sobre bolhas, a luz do ambiente se espalha e se mistura, fazendo a coloração surgir (o branco é a junção de todas as cores). Além disso, boa parte dos corantes usados em sabonetes se dissolve em contato com a água.

Hora da limpeza

Apenas água não basta! Para tirar toda a sujeira, sabonete e xampu precisam entrar em ação. Eles têm moléculas que são capazes de aderir à poeira e a gordura acumuladas na pele e nos cabelos. Aí, durante o enxague, a água leva tudo embora de uma vez.

Em espiral

Já reparou que a água sempre desce pelo ralo, do chuveiro ou da pia, fazendo um movimento em espiral? Esse tipo de redemoinho surge porque o líquido está em movimento, criando um tipo de correnteza (como a dos rios). A movimentação faz a água girar em círculos até ir totalmente embora. E você não precisa deixar a torneira aberta para perceber isso: escove os dentes usando um copo com água e, ao despejar o líquido na pia, o fenômeno vai surgir!

Que nevoeiro!

Se o tempo esfria um pouco, logo aquecemos mais a água do chuveiro. Com a alta temperatura, algumas moléculas viram vapor e uma névoa se espalha pelo banheiro, embaçando os espelhos. Isso só vai sumir quando ar frio entrar no ambiente.

Tecido especial

Você passa a toalha pelo corpo e, como num passe de mágica, a água desaparece! O responsável por isso é o tecido absorvente, desenvolvido especialmente para isso. Sempre seque bem todas as partes do corpo (inclusive entre os dedos) após o banho. Isso evita que bactérias e fungos se multipliquem e causem problemas de pele.