Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Alimentação

O hambúrguer realmente foi inventado pelos Estados Unidos?

Conheça a origem de um dos lanches mais populares do mundo

Izabel Duva Rapoport Publicado em 14/08/2020, às 14h30 - Atualizado às 14h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um habúrguer com fritas - Pixabay
Imagem ilustrativa de um habúrguer com fritas - Pixabay

Muito antes de se tornar praticamente um símbolo dos Estados Unidos, na segunda metade do século 19, o hambúrguer já tinha um lugar na história – e num passado bem distante, lá pelos séculos 12 e 13, quando a Europa sofria as invasões dos mongóis.

Entre as tribos invasoras estavam os tártaros, guerreiros nômades que viviam pelas regiões da Rússia: os responsáveis por introduzir na Europa a técnica de moer carne dura e de má qualidade para torná-la mais fácil de digerir. Reza a lenda, aliás, que os cavaleiros tártaros, antes de galoparem rumo às missões exploratórias pelo continente europeu, colocavam a carne crua embaixo da sela dos animais. Assim, na hora de comer, o bife já estava parecido com uma pasta.

O estilo rústico, saboroso e barato do preparo logo agradou aos alemães que viviam na cidade de Hamburgo, onde o alimento ficou conhecido popularmente como “bife de carne moída”. Este nome mudou para hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês) quando uma leva de imigrantes da cidade chegou aos Estados Unidos.

Os primeiros americanos que provaram a iguaria foram os marinheiros. Sempre atarefados, trataram de colocar o bolo de carne no meio do pão para comer enquanto trabalhavam. Nascia, então, a principal estrela do fast-food da América – que ganhou o coração do mundo.

No Brasil, o hambúrguer popularizou-se em 1952, quando o tenista norte-americano Robert “Bob” Falkenburg fundou o primeiro Bob’s, em Copacabana, no Rio de Janeiro.