Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Água

Quais são os estados físicos da água?

Mudanças de temperatura e de pressão no ambiente fazem a água passar por um ciclo de transformações

Letícia Yazbek Publicado em 15/05/2020, às 07h15 - Atualizado às 07h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um copo de água e cubos de gelo - Pixabay
Imagem ilustrativa de um copo de água e cubos de gelo - Pixabay

As mudanças de temperatura e pressão fazem com que surjam os diferentes estados da água.

Líquido: É o que está presente em nosso dia a dia: a água que bebemos, que usamos para tomar banho e lavar roupa. No planeta, ela é encontrada em grande quantidade em rios, lagos, oceanos e reservatórios subterrâneos.

Sólido: É o gelo! Em algumas regiões do planeta, o frio é tão intenso que transforma chuvas e lagos, por exemplo, em gelo. A neve e o granizo também são água em estado sólido.

Gasoso: O vapor de água é a representação deste estado – o líquido evapora e fica invisível. Ele está misturado ao ar. Sabia que grande parte do vapor que se forma na superfície da Terra sobe a grandes altitudes, formando as nuvens?

Derreteu!

A transformação da água em estado sólido para o líquido é a fusão. A mudança surge por causa de um aumento da temperatura até o ponto de fusão da água – 0 grau Celsius, se você estiver sob a pressão atmosférica que existe ao nível do mar (quando atinge essa temperatura, o gelo começa a derreter).

Ela sumiu

Quando é aquecida, a água líquida vira vapor de água – chamamos esse processo de vaporização. Ele pode acontecerlentamente, como quando o Sol e o vento fazem uma roupa secar (é a evaporação). Ou durante a ebulição. Por exemplo: quando fervemos a água e ela começa a borbulhar - ao atingir 100 graus Celsius (na pressão atmosférica ao nível do mar), a água se transforma rapidamente em vapor.

Virou gelo!

Durante o verão, é muito comum que todo mundo faça o processo de solidificação da água em casa. Ou seja, fazemos gelo, transformando o líquido em sólido no congelador. A 0 grau Celsius (ponto de solidificação), e mantendo-se a essa temperatura, surgem os cubinhos.

Copo suado?

A passagem do vapor para o estado líquido é chamada de condensação ou liquefação. É o que acontece com a água gelada em um copo: como há uma diferença de temperatura entre o copo e o ambiente, as moléculas de água do ar são resfriadas viram gotinhas no copo.

Passagem direta

Às vezes, o gelo vira vapor de água sem passar pelo estado líquido – o inverso também acontece. É a sublimação, a transformação mais difícil de ocorrer na natureza – geralmente, é feita em laboratório. Um exemplo é o gelo seco usado nos carrinhos de sorvete para manter o resfriamento. Ele passa do estado sólido para o gasoso diretamente, sem derreter.

Consultoria: Cláudio H. Furukawa (físico do Instituto de Física da USP) e João B. da Rocha Filho (professor da Faculdade de Física da PUCRS).