Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Invenções

Quem inventou o cubo mágico?

Conheça a história desse brinquedo tão famoso nos anos 1980

Letícia Yazbek // Matéria adaptada por Letícia Yazbek Publicado em 20/04/2020, às 14h00 - Atualizado em 29/05/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cubos mágicos - Pixabay
Imagem ilustrativa de cubos mágicos - Pixabay

O cubo mágico foi inventado pelo escultor e professor de arquitetura húngaro Erno Rubik. Em 1974, ele juntou, com elásticos, oito pequenos blocos de madeira, construindo um cubo.

Depois, Rubik pintou os seis lados do cubo com seis cores diferentes, para que, quando alguém girasse as faces do cubo, pudesse visualizar os movimentos realizados.

O objetivo era criar uma peça que fosse perfeita em relação à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito de terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. Foi preciso cerca de um mês para que Rubik conseguisse solucioná-lo e chegar ao que queria: um desafio matemático.

Originalmente, o brinquedo foi chamado de Cubo Mágico, nome que foi mudado para O Cubo de Rubik pela empresa Ideal Toys. O brinquedo passou a ser fabricado em plástico e foi parar nas lojas de Budapeste, capital da Hungria, três anos depois de sua invenção, para na década seguinte ganhar o mundo.

Entre os 1980 e 1982, foram vendidos em todo mundo mais de 100 milhões de cópias do cubo mágico! Ele é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, com mais de 900 milhões de unidades vendidas.