Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Verão

Saiba mais sobre o Verão, a estação mais quente do ano

Repleto de calor, animação, e bebidas geladas, uma das épocas mais agitadas do ano já começou! Conheça mais sobre o verão

Lucas Vasconcellos Publicado em 02/01/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Lilo & Stitch (2002) - Reprodução/Disney
Cena da animação Lilo & Stitch (2002) - Reprodução/Disney

Entre 21 de dezembro e 20 de março, quando o verão ocorre no Brasil, a temperatura sobe bastante. A explicação para isso está na posição da Terra em relação ao Sol e no eixo de inclinação do nosso planeta, que faz com que a energia solar atinja a superfície de forma diferente conforme a época do ano e a região. Assim, quando é verão no Hemisfério, essa parte da Terra está de frente para o Sol e recebe a maioria dos raios solares.

Quanto mais distante uma região está da Linha do Equador (linha imaginária que passa pela região Norte do Brasil), maior será a variação de intensidade dos raios solares ao longo de um ano. Locais próximos à Linha do Equador, como Belém ou Macapá, têm menos contraste de temperatura entre o verão e inverno.

Verão brasileiro

Por ser um país muito grande, o Brasil possui diversos tipos de clima, que mudam conforme a região. Por exemplo: a Amazônia é quente e úmida, enquanto o Rio Grande do Sul é mais frio. Mesmo assim, como estamos dentro da faixa chamada de tropical (entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio), nosso verão é quente. Nos meses de verão, o que vai diferenciar um clima do outro é o jeito que a chuva cai em cada uma das regiões do país.

Frio?

Sabia que é possível sentir frio no verão? Em Itaqui, no Rio Grande do Sul, os termômetros marcaram 2 graus Celsius em janeiro de 1980. A queda de temperatura na estação mais quente do ano pode acontecer por três motivos: altitude (locais mais altos em relação ao nível do mar), latitude (lugares próximos aos polos da Terra) e pela invasão de massas de ar polar (bolhas de ar frio e seco que vêm da Antártida, chegam ao Hemisfério Sul e caminham com as frentes frias).

Chuvas de verão

Para formar uma tempestade, é preciso dois ingredientes principais: calor e umidade - coisas que o verão tem de sobra. Por isso, nessa estação é muito mais fácil serem formadas nuvens bem grandes, daquelas que vemos de longe, e que produzem chuva, raios e ventania. Essa característica é mais incomum no inverno devido às baixas temperaturas.


+Saiba mais sobre sustentabilidade por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Sustentabilidade: O que é - O que não é, de Leonardo Boff (2016) - https://amzn.to/2YGxIQY

Sustentabilidade empresarial e mercado verde: A transformação do mundo em que vivemos, de Ricardo Ribeiro Alves (2019) - https://amzn.to/3ccD5vk

Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade, de Reinaldo Dias (2017) - https://amzn.to/3bcO6LP

Educação ambiental e sustentabilidade, de Arlindo Philippi Jr (2013) - https://amzn.to/2WypvvF

Meio Ambiente e Sustentabilidade, de André Henrique Rosa, Leonardo Fernandes Fraceto e Viviane Moschini-Carlos (2012) - https://amzn.to/2W8IPR6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM