Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Órgãos

10 curiosidades sobre a pele

Ela recobre o corpo humano, é nosso maior órgão e ainda nos protege da entrada de microrganismos

Luciana Fuoco Publicado em 19/05/2020, às 11h00 - Atualizado às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

1. Maior órgão humano, a pele corresponde a cerca de 15% do peso de um adulto. Ela é formada por três camadas: epiderme (a mais externa, tem função protetora), derme (onde há vasos sanguíneos, raízes de pelos e glândulas, como as de suor) e hipoderme (a mais profunda, com uma camada de gordura que ajuda a manter a temperatura do corpo).

2. É a partir da epiderme, camada mais externa da pele, que surgem o que os especialistas chamam de anexos cutâneos, como unhas e pelos . Eles ajudam a controlar a temperatura do corpo - no frio, ficam arrepiados, prendendo ar entre eles e evitando a perda de calor.

3. As células da pele se renovam a cada 28 dias e o processo acontece de forma contínua, quando tomamos banho, brincamos, nos vestimos e até quando nos mexemos na cama. Isso é necessário porque a superfície da pele fica coberta por células mortas que se desfazem e caem.

4. Três tipos de células ficam na pele: queratinócitos (responsáveis pela síntese de queratina), melanócitos (produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele) e as células de Langerhans (que ajudam na defesa do corpo).

5. Uma das especialidades desse órgão é perceber sensações, como dor, cócegas, temperatura e pressão. Tudo acontece graças a receptores que ficam sobre a pele. Os que estão nas pontas dos dedos, por exemplo, percebem a pressão de um mosquito de 20 miligramas.

6. A pele das pontas dos dedos tem uma marca especial: as impressões digitais. Além de servirem de identificação - pois não existem impressões iguais no mundo -, elas nos ajudam a segurar objetos com mais facilidade.

7. É só ficar muito na piscina e os dedos enrugam. As células da pele absorvem líquido e aumentam de tamanho. Só que mãos, pontas dos dedos e solas dos pés possuem muitas células mortas, que funcionam como uma barreira para a expansão das células cheias de líquido. Aí, rola um inchaço irregular e a pele enruga.

8. Com o passar dos anos, a pele perde fibras de colágeno e de elastina, que são responsáveis pela elasticidade – além de gordura, que mantém a firmeza da pele. Com isso, fica mais fina, sensível e menos lisa. O sol também contribui para acelerar o processo de envelhecimento da pele.

9. A pele de um adulto de estatura média costuma ter uma área de aproximadamente 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 quilos.

10. Nossa pele é capaz de produzir mais de 11 quilos de suor por dia. E sabia que quase todas as partes do corpo suam? As únicas que não fazem isso são o leito ungueal - parte que fica embaixo das unhas -, as margens dos lábios, a ponta do órgão sexual masculino e  os tímpanos.