Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Curiosidades

10 recordes sobre o corpo humano

Qual é o maior osso do seu esqueleto? E os músculos mais usados? Onde há mais bactérias no seu organismo? Descubra!

Renato Lamanna Publicado em 24/04/2020, às 10h00 - Atualizado em 26/03/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anatomia do corpo humano - Pixabay
Anatomia do corpo humano - Pixabay
1. Dentro do nosso corpo, o campeão em velocidade é o impulso nervoso: ele se move a cerca a até 360 quilômetros por hora. Em segundo lugar está o espirro, que alcança 150 quilômetros por hora. O sangue fica com a medalha de bronze: ao sair do coração, está a 108 quilômetros por hora!

2. O maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa: ele tem cerca de 50 centímetros em adultos com 1,80 metro. Já o menor osso é o estribo, do ouvido, com cerca de 4 milímetros de comprimento — ele recebe vibrações que são enviadas ao cérebro para identificar os sons.

3. Assim como o maior osso, o maior músculo também fica na região das pernas: é o glúteo máximo, com cerca de 50 centímetros, que nos permite ficar de pé. E o menor músculo fica ao lado do menor osso, no ouvido: chama-se estapédio e tem 10 milímetros.

4. Os músculos responsáveis pelo movimento dos olhos são os mais ativos do corpo humano e podem se mexer até 100 mil vezes por dia — eles seguem em atividade até enquanto você dorme!

5. Você pensa em coração, cérebro ou estômago quando o assunto é o maior órgão do corpo humano? Passou longe! O recordista é a pele: em um adulto, ela pode ter até 2 metros quadrados de área.

6. Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.

7. A maior e a menor célula do corpo humano estão associadas ao sistema reprodutor: a maior é o óvulo (célula sexual feminina) e a menor é o espermatozoide (célula sexual masculina) — as duas são microscópicas, ou seja, não podem ser vistas a olho nu. Um óvulo pode ser até 85 mil vezes maior do que um espermatozoide.

8. As células encontradas em maior quantidade são os glóbulos vermelhos, que compõem o sangue e transportam oxigênio e nutrientes pelo corpo: são 5 milhões deles!

9. Toda célula tem um tempo de vida e outra idêntica nasce no lugar: as células do cólon, parte central do intestino grosso, são renovadas a cada 4 dias, enquanto os neurônios são as que vivem por mais tempo: duram uma vida inteira!

10. Quase todos os tecidos do organismo humano têm bactérias. Mas elas não estão nos canais lacrimais e no canal urinário — se houver microrganismos nesses pontos, é sinal de problema. Enquanto isso, a boca concentra a maior quantidade de bactérias: entre mil e 100 mil!