Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Saúde

10 sinais que o corpo dá quando algo está errado

Febre, mau hálito, pele empipocada... Quando algo está errado, o organismo sempre dá sinais!

Lucas Vasconcellos Publicado em 19/06/2020, às 13h30 - Atualizado às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma criança doente - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma criança doente - Pixabay

Quando algo está errado com nosso organismo, alguns sintomas costumam aparecer. Fique atento aos sinais e veja o que alguns deles querem dizer!

1. Olhar profundo

De vez em quando, abaixo ou ao redor dos olhos, surgem áreas mais escuras do que a pele. São as olheiras, formadas pela alta concentração do pigmento melanina na camada mais profunda da pele. Elas aparecem em qualquer idade e são mais comuns em quem tem alergias respiratórias, como rinite. Mas não é só isso: cansaço, noites mal dormidas e gripes podem contribuir para que as olheiras deem as caras. Para evitá-las, use protetor solar, durma bem (entre 8 e 9 horas por noite) e mantenha seu quarto livre de poeira.

2. Lesão na boca

A afta é um tipo de bolinha que pode se formar na língua ou em outras regiões da boca – e que incomoda muito! Ela costuma aparecer em consequência de uma infecção, trauma (após bater a ponta da escova de dentes na gengiva, por exemplo) ou por sensibilidade a frutas ácidas, como o abacaxi. O melhor jeito de evitar o problema é escovar os dentes após as refeições e ir ao dentista regularmente.

3. Que fraco!

Suas unhas e cabelos estão quebradiços? Alguns fatores levam a isso, como: falta de nutrientes (vitaminas e sais minerais), anemia, alterações na tireoide (glândula localizada no pescoço) e até falta de água. Além disso, ficar muito tempo em locais muito quentes e exposto à luz solar podem prejudicar os fios de cabelo. Fique esperto: mantenha uma alimentação balanceada e use produtos de higiene recomendados por médicos para evitar essa situação.

4. Escovação já!

Conversar com alguém que está com aquele bafo não é nada legal! Mas o mau hálito pode surgir em qualquer pessoa – basta não escovar bem os dentes e se esquecer de usar o fio dental. Além disso, secreções que surgem por causa de infecções, como amigdalite e sinusite, e problemas nos intestinos podem piorar o cheiro.

5. Coceira

Sabe aquela coceira no corpo inteiro ou nos pés que não para? É sinal de que sua pele pode estar ressecada (principalmente no inverno), com alguma alergia (dermatite), micose (causada por fungos) e, raramente, pode ser sinal de doenças nos rins ou no fígado. No dia a dia, evite tomar banhos muito quentes e longos. Também vale usar creme hidratante para ajudar!

6. Barulho chato

Algumas pessoas reclamam de ouvir um zumbido nos ouvidos! Isso é chamado de ilusão auditiva: uma falsa percepção de um som que não existe. O incômodo pode prejudicar o sono, levar a problemas emocionais e até indicar algo errado com a audição. Para evitar que isso aconteça com você, não vá a locais muito barulhentos e não use fones de ouvido com o som muito alto.

7. Corra para o banheiro!

Talvez já tenha acontecido com você: na véspera de uma prova difícil, o nervosismo é tanto que você acaba tendo uma dor de barriga! Sintoma de estresse emocional! Problemas causados por vírus e bactérias também podem desregular os intestinos. Nesses momentos, beba bastante água, água de coco ou suco natural de fruta para se manter hidratado. No dia a dia, lave sempre as mãos antes das refeições, não leve às mãos à boca, só coma alimentos crus (frutas e verduras) depois de lavados e fique de olho no prazo de validade do que for industrializado.

8. Nas alturas

A febre é uma resposta do organismo à invasão de um vírus ou de uma bactéria. Ou seja, a temperatura mais elevada do corpo faz parte do processo de defesa que nos ajuda a eliminar as doenças. O normal é manter uma média de 36,2 graus Celsius. Se estiver maior ou igual a 37,2 graus Celsius, significa que você está com febre e é preciso tratar o foco da infecção.

9. Sempre amarelo

A cor natural do xixi é o amarelo, que pode ser mais claro ou escuro, dependendo do quanto de água você bebe ao longo do dia. Quando estamos bem hidratados, o xixi fica mais claro e esse é o ideal. Mas, se você notar que ele ficou avermelhado ou marrom, conte para seus pais. É preciso procurar ajuda médica, pois isso indica a presença de doenças.

10. Sinta na pele!

Algumas comidas ou cremes podem provocar reação alérgica na pele, que fica empipocada e avermelhada. Em outros casos, esses sintomas podem indicar infecções por bactérias, o que deixa a pele mais sensível. Só um profissional especializado pode investigar o que aconteceu e dizer o que faz mal para você.

Consultoria: Adriana G. Chaves (otorrinolaringologista do Fleury Medicina e Saúde), Cristhine Kamamoto (dermatologista do Fleury Medicina e Saúde), Janete Kamikawa (pediatra do Fleury Medicina e Saúde) e Nelson D. Ejzenbaum (Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria).