Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Mitos

Conheça a verdade por trás de 10 mitos sobre o corpo humano

Faz mal entrar na água depois de comer? É preciso dormir 8 horas por dia? Descubra a resposta para estes e outros questionamentos

Letícia Yazbek Publicado em 30/07/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa da anatomia humana - Pixabay
Imagem ilustrativa da anatomia humana - Pixabay

1. Faz mal entrar na água depois de comer

Na verdade, tomar banho ou entrar na piscina ou no mar depois de comer não oferece nenhum risco. O que acontece é que, quando comemos, o organismo direciona grande parte do sangue para o sistema digestivo, para facilitar a digestão. Aí, se fizermos um exercício como correr ou nadar, mais sangue vai para os músculos, prejudicando o processo de digestão. Por isso, você pode entrar na água, mas o melhor é relaxar e não fazer muito esforço físico.

2. Comer muito açúcar nos deixa agitados

Os doces têm muitas calorias e podem levar à obesidade e outros problemas de saúde se forem consumidos em excesso. Eles aumentam a energia, mas não há nenhuma prova científica de que nos fazem ficar mais agitados. Alguns estudos já revelaram que guloseimas com corantes artificiais podem provocar certa agitação. Mas, aí, a causa são os corantes presentes no doce, e não o açúcar.

3. Passar frio causa gripes e resfriados

Gripes e resfriados são doenças infecciosas, causadas por vírus. Para pegar um dos dois, você precisa ter algum contato com uma pessoa infectada. Isso pode acontecer por meio de gotículas no ar, que você inala quando a pessoa tosse ou espirra. Também dá para pegar o vírus apertando as mãos de uma pessoa infectada e até por meio de um objeto que serviu de lar temporário para o vírus, como a maçaneta de uma porta. A gripe e o resfriado são mais comuns nos meses mais frios porque as pessoas costumam ficar em locais fechados, favorecendo a transmissão do vírus.

4. Nós não usamos 100% da capacidade do cérebro

Esse mito surgiu no início do século 20, quando os cientistas ainda entendiam pouco sobre as funções do cérebro. Hoje, sabemos que somos capazes de usar todo o potencial do nosso cérebro e que fazemos isso todos os dias, sem o menor esforço. Os estudos atuais revelam que, ao longo de um dia, usamos 100% das capacidades cerebrais. Não há nenhum indício de que existam áreas inativas no cérebro humano. Além disso, do ponto de vista da evolução das espécies, nós não teríamos um cérebro tão grande e que consumisse tanta energia se só usássemos pequena parte desse potencial.

5. Comer cenoura faz bem para a visão

A cenoura é um vegetal rico em vitamina A, muito importante para o bom funcionamento da visão. A falta desta vitamina pode causar problemas na visão e até cegueira. Mas pessoas que se alimentam bem e não têm deficiência de vitamina A não apresentam melhoras na visão se ingerirem mais cenouras. Só há uma melhora na visão de uma pessoa que apresentava problemas visuais causados pela falta da vitamina.

6. Tomar água com açúcar acalma

A mistura não tem propriedades calmantes e não produz nenhum efeito tranquilizante. Mas ela pode gerar certo alívio, principalmente se a pessoa estiver muito tempo sem comer. A fome provoca a sensação de adrenalina – nesse caso, o açúcar combate os sintomas e acalma. O efeito calmante é psicológico: a pessoa acredita que vai se acalmar e o método acaba funcionando. Outras técnicas para se tranquilizar têm o mesmo efeito, como respirar fundo e contar até dez.

7. Ler em locais escuros faz mal à visão

Ler em ambientes escuros ou com pouca luz pode ser desconfortável – você terá dificuldades para enxergar o que está lendo, dependendo do nível de escuridão, e terá que apertar os olhos para conseguir identificar as palavras. Por isso, o melhor é ler sempre em locais claros ou usar uma luminária para iluminar só o que está lendo. Assim, você vai se sentir bem mais confortável. No entanto, ler em locais escuros não causa nenhum problema à visão! 

8. É preciso dormir 8 horas por dia

Cada pessoa precisa de uma quantidade de horas para conseguir reparar o organismo. Isso depende das necessidades de cada um, por isso não há um número exato. Existem pessoas que precisam de 6 ou 7 horas, enquanto há aquelas que necessitam de mais de 8 horas. A quantidade de horas também varia conforme a idade: bebês recém-nascidos precisam dormir 17 horas, distribuídas ao longo do dia; já crianças de 3 a 12 anos costumam precisar de 9 ou 10 horas de sono.

9. Tomar bebida gelada causa dor de garganta

A dor de garganta é causada por vírus ou bactérias, que não têm nenhuma relação com as bebidas geladas ou sorvetes. Se você já estiver com a garganta inflamada, a temperatura baixa das bebidas pode causar desconforto e até piorar a dor de garganta. Mas, se você não está doente, tomar bebidas geladas não causa nenhum problema à saúde.

10. Se for engolido, o chiclete fica no estômago por 7 anos

O chiclete é feito de aromatizantes e adoçantes, que são digeridos pelo organismo, e uma goma artificial, que não é digerida. Isso quer dizer que o corpo não consegue dissolver essa substância. Quando isso acontece, ela passa pelos intestinos e é eliminada nas fezes em dois ou três dias. Engolir um chiclete só seria um problema grave se ele fosse grande o suficiente para obstruir os intestinos.