Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

Como as séries de televisão são feitas?

Descubra como alguns dos seus programas favoritos da TV são criados

Letícia Yazbek Publicado em 22/01/2021, às 14h00 - Atualizado às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da série Fate: A Saga Winx - Divulgação/Netflix
Imagem promocional da série Fate: A Saga Winx - Divulgação/Netflix

O processo de criação de uma série de TV é longo e demorado. Antes de começar a escrever o roteiro, o criador desenvolve a ideia e pensa em todos os aspectos da trama: quem são os personagens principais, os coadjuvantes, quais são os ambientes em que a série se passa e quais são os acontecimentos principais. Aí, ele cria o roteiro do episódio piloto, o primeiro episódio da série, que deve apresentar as personagens e o contexto para o telespectador.

O roteiro deve apresentar todas as informações do episódio, na ordem em que as cenas devem aparecer no resultado final. Os cabeçalhos das cenas são escritos em letras maiúsculas. Eles fornecem três informações: se a cena ocorre em ambiente interno ou externo, onde ela se passa e se é dia ou noite.

Aí, vêm as ações e os diálogos – tudo o que os personagens fazem e dizem deve estar indicado no roteiro. Ele é a base que os atores e a equipe seguem para saber o que devem fazer na hora da gravação.

Decisões importantes

Com os roteiros da primeira temporada ou dos primeiros episódios prontos, é hora de pensar na produção. O roteirista pode decidir produzir por conta própria – nesse caso, ele precisará contratar os atores e toda a equipe – ou vender o roteiro para uma emissora de televisão. Para vender a ideia que teve, o criador deve apresentar o roteiro e um breve resumo da série.

Se a emissora se interessar pelo roteiro, passa a trabalhar em parceria com o roteirista para produzir a série. A emissora também pode contratar uma produtora ou utilizar a produção da própria empresa.

Produção

Na pré-produção começa a preparação para a filmagem. A equipe técnica e os funcionários são contratados, e são decididos os locais em que a série será filmada. Também acontecem os testes e as seleções dos atores.

Com o elenco definido, o roteirista pode desenvolver os detalhes de cada personagem. Nessa fase, a equipe técnica organiza os materiais necessários para a execução do projeto, como câmeras e cenografia. É definido um cronograma de filmagem, com todas as etapas que serão seguidas.

Antes de a filmagem começar, os figurinistas e maquiadores transformam os atores, deixando-os prontos para dar vida aos personagens. Aí, os atores se preparam repassando as falas e se posicionando cada um no lugar correto. A equipe técnica checa os cenários e verifica se os equipamentos de filmagem, luz e som estão prontos para entrar em ação.

Filmagem

Quando a filmagem inicia, os atores seguem as ações e os diálogos apresentados no roteiro para cada cena. A equipe de filmagem capta a imagem no set de acordo com o roteiro, e a equipe de som controla a captação dos diálogos e do som ambiente. O diretor e os assistentes de direção orientam os atores e a equipe durante a filmagem. As filmagens podem ocorrer em estúdios, em locações na cidade ou em ambientes externos.

Depois da filmagem, acontece a pós-produção. Todo o material filmado é levado para a edição – é quando ocorrem cortes e montagens. O editor de vídeo estrutura as cenas na ordem que pede o roteiro.

Na pós-produção, também são adicionados os efeitos sonoros, efeitos especiais e correções de cor. Tudo para completar a obra e deixar o episódio pronto! Com cada episódio finalizado e revisado, a série já pode começar a fazer parte da programação do canal de TV ou serviço de streaming.


+Assine Amazon Prime para assistir suas séries preferidas e obter outros benefícios - https://amzn.to/3doipAM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipAM

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM