Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Viva a História

Navio do século 17 é encontrado quase intacto no Mar Báltico

A preservação do notável navio do Império Holandês gerou muitas dúvidas sobre como ocorreu seu desaparecimento

Isabela Barreiros Publicado em 09/09/2020, às 18h28 - Atualizado às 18h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos do barco encontrado - Divulgação
Restos do barco encontrado - Divulgação

De acordo com informações do jornal britânico Daily Mail, nesta semana, uma equipe de mergulho liderada por Jouni Polkko encontrou destroços de um dos mais importantes navios usados pelo Império Holandês durante o século 17. As investigações ocorreram no fundo das águas do Mar Báltico, mais especificamente na foz do Golfo da Finlândia. 

Conhecido como fluyt, o barco foi uma peça fundamental para a exploração de outros continentes realizada por exploradores holandeses. Para Juha Flinkman, também do time de mergulho, “esta família de navios fluítes foi fundamental para a ascensão da República Holandesa à superpotência econômica que foi”. 

“Em sua época, eles eram navios muito eficientes. E é preciso lembrar que era esse tipo de navio que praticamente todos os exploradores holandeses usavam  —como Willem Barents no Ártico e aqueles que foram para a Austrália e a Ásia”, explicou.

Foto do barco /Crédito: Divulgação

O mais impressionante, porém, é que o navio foi encontrado em condições quase perfeitas, o que fez com que os especialistas ficassem intrigados com a causa do desaparecimento da embarcação nas águas. 

++Confira a matéria completa no site da Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.