Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Os mistérios e triunfos por trás da história de Walt Disney

Confira a história do criador do mundo mágico da Disney

Thaís Mariano Publicado em 26/03/2023, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt DIsney no Oscar de 1953 - Wikimedia Commons
Walt DIsney no Oscar de 1953 - Wikimedia Commons

Seja pela criação de personagens icônicos, pelos parques ou pelas histórias que marcaram a infância de tanta gente, é inegável que Walt Disney fez parte (e ainda faz) da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Afinal, quem nunca se apaixonou pelo Mickey Mouse, o ratinho mais famoso do mundo? O que poucas pessoas conhecem, no entanto, é a história de vida do criador de todo esse império.

A vida e carreira de Walt Disney

Nascido em 5 de dezembro de 1901, em Illinois, Chicago, Walter Elias Disney foi um cineasta, dublador, roteirista, diretor e animador de sucesso. Apesar de uma infância difícil e com um pai rígido, desde criança Walt mostrou bastante talento para o desenho. Aos 18 anos, após trabalhar como motorista na Cruz Vermelha, começou sua carreira de cartunista e produtor.

Em 1923, Walt e seu irmão, Roy, mudaram-se para Hollywood. Lá, junto com o cartunista Ubbe Iwerks, fundaram o Disney Brother’s Studio, onde produziram a série animada “Alice” e “Oswald, o Coelho Sortudo”. Em 1927, dois anos depois de seu casamento com Lilian Bounds, Walt e seus sócios desenvolveram o personagem Mickey Mouse, com dois curta-metragens mudos que não foram exibidos. 

Em 1928 foi lançado "Steamboat Willie", primeiro desenho com som apresentando Mickey. Já no ano seguinte, foram criados personagens como Minnie Mouse, Pato Donald, Pateta e Pluto. Em 1932, recebeu seu primeiro Oscar com o filme “Flowers and Trees”. Em 1939, foi realizado o primeiro curta-metragem animado de Walt Disney, “Branca de Neve e os Sete Anões”, sucesso que lhe rendeu mais um Oscar. Logo depois, outras animações surgiram, como Pinóquio, Fantasia e Bambi.

Em 1955 foi inaugurado o primeiro parque da Disneylândia, na Califórnia. Walt faleceu em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos de idade, antes mesmo que pudesse conferir a inauguração do Walt Disney World, na Flórida.

A obra “Walt Disney: o triunfo da imaginação americana” narra toda a sua trajetória, curiosidades sobre a vida do artista e como suas criações se tornaram tão importantes para o mundo do entretenimento. Além disso, o autor Neal Gabler, foi o primeiro escritor a ter acesso aos arquivos de Disney. Ficou curioso? Então confira um trecho inédito do livro, disponível no site da Amazon, e não deixe de garantir o seu:

“Além dos desenhos animados, Disney mudou a forma de recreação americana com o parque da Disneylândia. Obviamente, já existiam parques de diversão antes da Disneylândia, mas eram miscelâneas de brinquedos, jogos e espetáculos. Disney criou um novo conceito de parque de diversão como uma experiência completa da imaginação, um parque temático. Em vez de uma série de  diversões e, do mesmo modo como seu desenho animado reinventou o desenho gráfico, o parque finalmente redefiniu o desenho urbano.”

Walt Disney: O triunfo da imaginação americana - 3ª Edição 

Walt Disney

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Clique no link abaixo para comprar o produto diretamente na Amazon:

Walt Disney: O triunfo da imaginação americana - 3ª Edição - https://amzn.to/2CWflPw