Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Séries

51 anos depois: O que aconteceu com o elenco de Chaves?

Saiba por onde anda os atores da série mexicana que ganhou o coração de milhares de brasileiros

Daniela Bazi Publicado em 14/05/2021, às 16h00 - Atualizado em 31/03/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco de Chaves - Divulgação/Televisa
Elenco de Chaves - Divulgação/Televisa

Criado em 1971 por Roberto Gómez Bolanõs, o programa ganhou o coração de diferentes gerações e uniu diversas famílias ao redor da América Latina, que se reuniam em frente da televisão apenas para assistir as trapalhadas do menino Chaves e seus amigos.

Mesmo após tantos anos, o programa e seu elenco continuam sendo muito amados por todos aqueles que acompanharam. Para relembrar um pouco mais os clássicos personagens, que completam 50 anos em 2021, saiba onde estão os atores de Chaves hoje em dia.

1. Ramón Valdés — Seu Madruga

Ramón Valdés foi o responsável por dar vida a um dos personagens mais icônicos de todo o programa. Sempre sem dinheiro para o aluguel, Seu Madruga ficou eternizado pelos fãs com sua clássica vestimenta de calças e chapéu jeans com uma blusa preta, e seus bordões como “Que que foi, que que foi, que que há?” e “A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena”.

chaves

Mesmo com diversas idas e vindas na produção, Valdés sempre manteve uma grande amizade com seus colegas de elenco, principalmente com Angelines Fernándes, a Bruxa do 71, e com Edgar Vivar, o Seu Barriga. No ano de 1985, o ator descobriu que estava com câncer no estômago, contendo também um outro tumor em seu pulmão. Em 1988, ele passou mal durante uma viagem ao Peru, voltando para o México imediatamente e sendo internado. Após dois meses sedado, Seu Madruga morreu aos 64 anos, no dia 9 de agosto.


2. Angelines Fernández — Dona Clotilde/Bruxa do 71

A adorada Bruxa do 71 entrou foi convidada pelo próprio Bolaños para participar do elenco de Chaves em 1972. Antes disso, ela já era amiga de Ramón Valdés, o Seu Madruga, que a ajudou a encontrar alguns papeis na televisão no início de sua carreira.

chaves

Durante sua vida, Angelines tinha um incessante hábito de fumar, que acabou lhe causando um câncer de pulmão. A atriz faleceu aos 71 anos de idade, em 25 de março de 1994. Como um último desejo, a eterna Dona Clotilde teria pedido para que fosse enterrada ao lado de seu amado amigo Valdés, e assim foi feito. Ela foi a terceira pessoa do elenco a morrer.


3. Édgar Vivar — Seu Barriga e Nhonho

Em Chaves, Vivar deu vida a dois clássicos personagens que permanecem até hoje nos corações de seus fãs, mas o que poucos sabem é que, na realidade, ele é formado em medicina! Édgar acabou abandonando sua profissão após dois anos para se dedicar inteiramente ao teatro, e deu muito certo.

chaves

Além disso, o ator também possuía um circo, que permaneceu em atividade até o ano de 2002. Desde o fim do programa em 1995 até os dias atuais, passou a se dedicar em sua carreira solo, atuando em diversos filmes, novelas e peças, fazendo alguns trabalhos como dublador também. Seu Barriga é, provavelmente, um dos atores em que tem a maior ligação com o Brasil, visitando o país por mais de 19 vezes ao passar de sua carreira.


4. Rubén Aguirre — Professor Girafales

Rubén Aguirre sempre esteve ligado a arte e comunicação desde muito jovem. Começou a trabalhar cedo, e já teve profissões como narrador de touradas, locutor de rádio e televisão, diretor de televisão, toureiro, ventríloquo e ator. Ele conheceu Bolaños quando começou a atuar, e logo passaram a contracenar em diversos outras produções além de Chaves.

chaves

Assim como Vivar, o ator também abriu o seu próprio circo, chamado “El Circo del Professor Girafales”, mas acabou fechando o mesmo em 2012 por estar debilitado devido a um acidente sofrido no ano de 2007. Desde então, ele passou a ter diversos problemas de saúde, sendo internado diversas vezes ao passar dos anos. Em 2016, Rubén foi parar no hospital novamente devido a uma pneumonia, e acabou falecendo no dia 17 de junho, dois dias depois de completar 82 anos.


5. Florinda Meza — Dona Florinda

Apesar de estar sempre em pé de guerra com Chaves no seriado, Dona Florinda era, na vida real, esposa de Roberto Bolaños. Eles tiveram um envolvimento na época das gravações durante os anos 70, mas só se casaram mesmo em 2004.

chaves

Atualmente, a atriz se encontra com 71 anos de idade e se tornou Youtuber, utilizando seu canal para publicar vídeos de sua nova personagem Chimoltrúfia. Com a polêmica do fim da exibição do programa na America Latina que ocorreu em 2020, Florinda se pronunciou sendo completamente contra a decisão, afirmando que a produção estará sempre na alma dos latinos.


6. Maria Antonieta de Las Nieves — Chiquinha

Chiquinha é uma das mais amadas personagens do seriado, e com os mais clássicos bordões, como o seu icônico choro que é reconhecido por todos no momento em que é escutado. De Las Nieves permaneceu com a sua personagem até o ano de 2019, quando decidiu aposentá-la após uma turnê de despedida pelo México.

chaves

No entanto, ela ainda permanece fazendo pequenas participações, como nas promoções feitas pela Netflix para a série Stranger Things, e está sempre conversando com seus fãs pelas redes sociais.


7. Carlos Villagrán — Kiko

Villagrán é um dos poucos atores que ainda permanece viajando o mundo interpretando o seu histórico personagem em diferentes apresentações. Atualmente ele se encontra com 74 anos de idade, e já visitou o Brasil inúmeras vezes para fazer shows como Kiko e participar de programas de televisão.

chaves

Entre suas participações, está a produção feita em 2017 de Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola, criado pelo comediante brasileiro Danilo Gentilli, recebendo grandes elogios da crítica.


8. Roberto Gómez Bolaños — Chaves

O responsável pela criação de todo esse império foi Roberto Gómez Bolaños, mais conhecido como Chespirito, um apelido dado a ele e que remete a algo como "Pequeno Shakespeare", em espanhol. Devido a suas outras produções na televisão mexicana além de Chaves, Bolaños se tornou uma das maiores personalidades televisivas de todo o México.

chaves

No Brasil, seu seriado Chapolin também foi exibido por quase 40 anos, e ganhou o coração de toda nação. Com diversos problemas de saúde, o eterno Chaves faleceu em 28 de novembro de 2014, dentro de sua casa em Cancún, contando com um enorme funeral feito na Cidade do México para homenagear um dos maiores nomes do país.