Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Livros

5 livros para começar a entender política

Compreenda as estruturas sociais e mergulhe no assunto sem medo

Thaís Mariano Publicado em 05/06/2020, às 19h39 - Atualizado em 02/10/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um martelo de juiz - Pixabay
Imagem ilustrativa de um martelo de juiz - Pixabay

Muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é política. Mas será que você realmente sabe o que ela é? Política refere-se ao poder de governar e organizar a sociedade, garantindo que ela funcione da melhor maneira possível. Ela está presente em todas as interações sociais, acordos e parcerias que garantem a paz entre as nações. Se você quer entender um pouco melhor sobre como surgiu essa estrutura e porque ela é tão importante, confira essas 6 dicas de livros que vão te ajudar nessa missão:

1. O Povo Brasileiro

A Formação e o Sentido do Brasil: para poder entender, principalmente, o cenário político brasileiro, é importante aprender sobre as raízes da formação do país. Através do estudo da miscigenação e das interações culturais, é possível compreender o surgimento da identidade nacional e estar mais preparado para lidar com as diferenças.

Política

2. O que é política?

Hannah Arendt foi uma filósofa política que passou pelos horrores da perseguição nazista, por ser de origem judaica, e seus trabalhos mais conhecidos são baseados no estudo do totalitarismo. Nesse livro, a autora cria uma profunda discussão e estimula a reflexão sobre o que é política, desde suas estruturas iniciais e qual influência ela tem sobre a vida humana. 

Política



3. O livro da política

Esse exemplar reúne diversos conceitos para explicar como a política funciona, desde os tempos mais antigos em países como a Grécia e a China, e porque essa parte da estrutura social está tão ligada ao homem. 

Política

4. O que é democracia (Primeiros Passos)

Se você quer entender o que é democracia e como ela funciona, esse livro é ideal! Por meio de uma explicação clara e simples, é possível aprender mais sobre o regime no qual os cidadãos devem ter participação igualitária e são representados por um líder, que é escolhido pela maioria em uma votação.

Política

5. O que são classes sociais?

Para ter uma visão ampla sobre a hierarquia de poder e das desigualdades, assim como dos processos políticos, é essencial entender que existe uma estrutura social baseada em classes sociais. Com esse livro, você vai poder saber um pouco mais sobre o assunto sem complicações. 

Política


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Clique nos links abaixo para comprar os produtos diretamente da Amazon:

O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil - https://amzn.to/2ADgRER 
O que é política? - https://amzn.to/2BA3llP  
O livro da política - https://amzn.to/2MvWcVN 
O que é democracia (Primeiros Passos) - https://amzn.to/2MvdgeI  
O que são classes sociais? - https://amzn.to/30oUspR