Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Personagens

De Galileu Galilei a Albert Einstein: 5 gênios que revolucionaram a Ciência

Em diferentes épocas, estes profissionais foram responsáveis por transformaram a área da Ciência. Conheça!

Letícia Yazbek Publicado em 04/06/2021, às 10h02 - Atualizado às 10h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Galileu Galilei feita por Justus Sustermans em 1636 - Wikimedia Commons
Pintura de Galileu Galilei feita por Justus Sustermans em 1636 - Wikimedia Commons

1. Galileu Galilei

Data e local de nascimento: 15 de fevereiro de 1564, em Pisa (Itália).

Apesar de ser estudante de medicina, Galileu começou a pesquisar sobre matemática, astronomia e física. Com isso, tornou-se um dos primeiros cientistas a observar o céu por meio de instrumentos ópticos. Em 1609, construiu a própria luneta, aperfeiçoando o modelo criado por Hans Lippershey no início do mesmo século. Assim, estudou as constelações, descobriu as montanhas lunares, as manchas solares, o planeta Saturno, os satélites de Júpiter e as fases de Vênus. A partir disso tudo, defendeu a ideia de Nicolau Copérnico de que a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol. Galileu também inventou o binóculo, o compasso geométrico e uma régua calculadora.

2. Isaac Newton

Data e local de nascimento: 25 de dezembro de 1642, em Woolsthorpe (Inglaterra).

Desde criança, esse físico, químico e matemático gostava de inventar e construir objetos. Por volta de 1665, começou a formular importantes teorias. Ao observar uma maçã caindo de uma árvore, pensou que a força que havia puxado a fruta para a Terra era a mesma que atraía a Terra e a Lua. Assim, descobriu a lei da gravitação universal, a primeira lei da física aplicada tanto para objetos terrestres quanto para corpos celestes. Newton ainda estudou as cores e desenvolveu a teoria da refração da luz – ele percebeu que, quando um raio de sol atravessa um prisma de vidro, sai do outro lado como um feixe de luzes de diferentes cores.

3. Antoine-Laurent Lavoisier

Data e local de nascimento: 26 de agosto de 1743, em Paris (França).

É considerado um dos fundadores da química moderna! Aos 22 anos, ganhou uma medalha de ouro da Academia de Ciências por ter feito um projeto de iluminação para as ruas de Paris. Em 1789, publicou o Tratado Elementar de Química (apresentava nomes modernos para os elementos químicos, muito próximos dos que usamos até hoje). Lavoisier ainda estabeleceu que os compostos orgânicos contêm carbono, hidrogênio e oxigênio. E foi primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão.

4. Albert Einstein

Data e local de nascimento: 14 de março de1879, em Ulm (Alemanha).

A importância das pesquisas dele fez com que Einstein fosse considerado um dos maiores gênios do século 20! Em 1915, apresentou a Teoria da Relatividade, que alterou o entendimento dos cientistas sobre o que é tempo e espaço; em 1921, ganhou o Prêmio Nobel de Física; ainda contribuiu para a formulação da teoria quântica, que hoje possibilita desde a criação de um chip de computador até o desenvolvimento de uipamentos espaciais sofisticados.

5. Alexander Fleming

Data e local de nascimento: 6 de agosto de 1881, em Lochfield (Escócia)

Ele estudou medicina na Universidade de Londres (Inglaterra) e pesquisou substâncias bactericidas que não fossem tóxicas aos humanos. Em 1928, enquanto pesquisava sobre a gripe, Fleming observou uma cultura da bactéria estafilococo sendo destruída por um fungo que aparecera por acaso. Aí, isolou a substância que atacava a bactéria sem prejudicar o organismo humano e desenvolveu a penicilina, o primeiro antibiótico da história! O produto revolucionou o século 20: com a evolução dos antibióticos, foi possível tratar doenças graves, como a tuberculose.