Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Natureza

Dicas para montar uma horta em casa

Veja como comer frutas, verduras e temperos da sua própria plantação – é divertido e mais saudável!

Christiane Oliveira Publicado em 02/01/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

Quando for comprar terra para colocar no vaso, preste atenção se aquela planta precisa de bastante adubo. É possível comprar terra adubada. Mas, se precisar adubar depois, você pode fazer isso com restos de alimentos, como cascas de frutas. – compostagem, ou adubo que vendem em lojas.

O segredo da água

Existem plantas que precisam estar com a terra sempre úmida, mas não encharcada. É simples saber se a terra já tem água suficiente: coloque o dedo ou um palito dentro do vaso e veja se a terra gruda nele. Se grudar, significa que ela está úmida. O tempo de aguar a planta vai depender do clima e da quantidade de luz que ela recebe.

Muda ou sementes?

Você pode plantar qualquer uma das duas opções. A semente dá origem à muda. Mas, durante esse processo, o cuidado com o plantio deve ser constante – você não pode deixar a terra seca e tem que controlar a quantidade de luz que aquela plantação está recebendo. Por isso, a plantação de mudas facilita o trabalho.

Como montar

Antes de plantar a muda, você vai precisar montar o vaso. Isso é feito em três etapas. Primeiro, coloca-se pedras ou argila por baixo. Depois coloca-se uma manta chamada geotêxtil – ela é como se fosse um coador de café – para separar a terra das pedras e, por último, coloca-se no mínimo, 20 centímetro de terra. Depois disso, é só colocar a muda e completar com mais um pouco de terra.

Muita gente mistura espécies de ervas e de outras plantas no mesmo vaso. Só que nem todas se dão bem juntas. A hortelã, por exemplo, tem raiz agressiva e precisa de muito espaço. Por isso, não gosta de dividir a mesma terra com outra erva ou hortaliça. Pesquise bastante sobre as plantas que você deseja e fique atento às características de cada uma.

Saiba mais sobre algumas delas:

Manjericão

Plantio: Atinge até 60 centímetros de altura. Por isso, não plante em vasos pequenos. Escolha jardineiras que tenham entre 15 e 20 centímetros de profundidade.

Cultivo: É preciso deixar a terra úmida e colocar o vaso em lugares com bastante luz solar.

Tempo de colheita: Entre 60 e 90 dias mais tarde, as folhinhas já estarão prontas para serem colhidas e usadas para colocar, por exemplo, no molho de tomate.

Alface

Plantio: O vaso deve ter ao menos um palmo de profundidade – as floreiras são uma ótima opção. Assim, as mudas terão mais espaço entre si.

Cultivo: Precisa de bastante luz solar. É bom regar dia sim, dia não,

Tempo de colheita: Depois de aproximadamente 60 a 90 dias, você poderá comer uma deliciosa salada!

Tomate

Plantio: Coloque a muda em um vaso de mais ou menos 40 centímetros de altura.

Cultivo: O tomateiro precisa de cerca de quatro horas diárias de luz solar e é preciso deixar a terra sempre úmida. Quando começar a crescer, amarre o caule num pedaço de madeira para ele não tombar. Quando as flores aparecerem, a parte de cima do caule deve ser cortada.

Tempo de colheita: Cerca de 60 a 90 dias mais tarde você já pode colher.

Hortelã

Plantio: Dá para usar jardineiras com no mínimo 20 centímetros de altura.

Cultivo: Mantenha a terra sempre úmida, principalmente durante o crescimento da planta. Ela também precisa de luz solar - de 3 a 4 horas por dia.

Tempo de colheita: Depois de 80 a 90 dias, já dá para usar as folhas para fazer um chá, um suco ou para temperar a comida.

Morango

Plantio: Use vasos ou jardineiras – não precisam ser muito fundos, pois a planta é pequena e as raízes são pouco profundas.

Cultivo: É importante manter a terra úmida, mas não encharcada. Deixe algumas horas no Sol, mas não nos períodos mais quentes (evite a exposição das 12h às 15h).

Tempo de colheita: Entre 60 e 80 dias mais tarde, já dá para colher. Faça isso segurando o talo e não a fruta – ela é muito frágil.

Orégano

Plantio: Dá para plantar em vasos menores – não cresce muito em altura.

Cultivo: Precisa de bastante luz solar e solo bem úmido.

Tempo de colheita: O ideal é colher quando a planta estiver com 20 centímetros de altura ou quando aparecerem as flores.

Cebolinha

Plantio: Use vasos ou jardineiras de no mínimo 20 centímetros.

Cultivo: Ela precisa de bastante luz solar e é bom deixar o solo úmido, mas não encharcado.

Tempo de colheita: Dá para usar a cebolinha para temperar a comida entre 75 e 120 dias mais tarde.

Consultoria: Rosângela Rocha (jardineira pelo SENAC e sócia e diretora do Ecojardim Lapa).