Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Governo

Quais são as formas de governo que existem?

Existem duas formas de governo principais: monarquia e república. Elas podem ter diferentes regimes e sistemas de governo

Letícia Yazbek Publicado em 12/06/2020, às 12h00 - Atualizado em 15/11/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma coroa - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma coroa - Pixabay

Monarquia

Monarquia é a forma de governo comandada por um rei ou rainha que herda sua posição da família — chamada de família real. Quem assume o cargo se mantém nele a vida toda ou até renunciar (quando isso acontece, o poder passa para o filho ou o rei indica um parente mais próximo para ocupar o cargo). Na monarquia, todo o poder está nas mãos do rei. O deve dele é coordenar a administração da nação, se preocupando com o bem da sociedade. A monarquia pode ter diferentes sistemas de governo.

Monarquia absoluta

A monarquia absoluta é um dos tipos de monarquia que existem. Nela, o monarca é o chefe supremo da nação e está acima da lei: ele age de acordo com a própria vontade e não precisa prestar contas pelos atos que tem. Na monarquia absoluta, tidas as decisões são tomadas pelo rei. Esse sistema de governo foi o mais comum em grande parte dos países da Europa entre os séculos 16 e 18. Hoje, alguns países ainda têm a monarquia absoluta como forma de governo, como Arábia Saudita e Omã.

Monarquia constitucional

Na monarquia constitucional, o rei governa de acordo com a constituição do país e não pode tomar decisões de acordo com a própria vontade. Ele detém o poder executivo (responsável por governar o país de acordo com as leis), mas o poder legislativo (que cria as leis) é atribuído a um parlamento, formado por um grupo de pessoas eleitas pelo povo. O rei também não exerce o poder judiciário, que é responsabilidade de um grupo de juízes.

Parlamentarismo

A maioria das monarquias constitucionais que existem hoje também tem um sistema chamado de parlamentarismo. Nesse sistema de governo, é o parlamento que exerce o poder executivo. O primeiro-ministro, escolhido pelos integrantes do parlamento, é o chefe de governo e quem toma as decisões.

Na monarquia constitucional parlamentar, o rei não tem poder real sobre o governo e funciona como um símbolo da nação. O Reino Unido, por exemplo, é governado pela primeira-ministra Liz Truss e representado pelo rei Charles III. Outros países que têm essa forma de governo são Holanda, Suécia e Japão.

República

República é a forma de governo em que o chefe de Estado é eleito pelo povo e exerce a função durante um tempo limitado. Na república, o Estado deve atender o interesse geral dos cidadãos. O povo governa por meio de representantes que exercem cada um uma função, de acordo com a constituição do país. Assim como a monarquia, a república pode ter diferentes sistemas de governo.

República presidencial

Um dos tipos de república é a presidencial. Nesse sistema de governo, o presidente é o centro do poder. Ele é responsável pelo pode executivo e defende os interesses do povo conforme as leis. O presidente pode ser escolhido diretamente pelo povo ou por representantes eleitos pelo povo. O poder legislativo fica a cargo de um Congresso, formado por representantes também escolhidos pelo povo, e o judiciário é exercido por um tribunal de juízes. A república presidencialista é a forma de governo de países como Brasil, Estados Unidos e Argentina.

República parlamentar

A república também pode ter um sistema de governo parlamentar. Nesse caso, o presidente também é eleito pelo povo ou pelo parlamento, mas ele não tem poderes reais sobre o governo. Quem decide os rumos do país é o primeiro-ministro, indicado pelos outros membros do parlamento. Além do executivo, o parlamento também exerce o poder legislativo. Os governos de países como Índia, África do Sul e Finlândia funcionam por meio da república parlamentarista.

República semipresidencial

Em alguns países, o presidente eleito divide o poder executivo com o primeiro-ministro. Assim, ele não é o único responsável pelo governo, como no presidencialismo, nem uma figura apenas simbólica, como no parlamentarismo. Os governos da França, Rússia e Egito são repúblicas semipresidencialistas.

Além das formas e sistemas de governo, os países podem ter dois tipos de regimes políticos: autoritários (em que o povo não tem liberdade de escolher os representantes) e democráticos (em que os cidadãos elegem representantes por meio de eleições). Um país pode ter a república como forma de governo e ter um regime autoritário, como é o caso da China, ou ser uma monarquia e ter um regime democrático, como acontece com as monarquias parlamentares.