Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Conheça 7 bibliotecas incríveis espalhadas pelo mundo

Além do seu grandioso número de livros, esses lugares chamam atenção por suas construções imponentes e cheias de detalhes

Bruna Cardoso Publicado em 12/02/2021, às 12h30 - Atualizado às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma biblioteca - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma biblioteca - Pixabay

Mesmo quem não é um fã dos livros fica impressionado com a beleza de algumas bibliotecas ao redor do mundo. Com construções imponentes e cheias de detalhes, elas guardam em suas prateleiras milhares de histórias e saberes.

Confira a lista abaixo e conheça bibliotecas que valem a visita!

1. Biblioteca Municipal de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha)

O arquiteto Eun Young Yi foi o talento por trás da construção dessa biblioteca, inaugurada em novembro de 2011. Ela tem formato de cubo, nove andares e escadas em locais diferentes, que incentivam os leitores a passear pelas prateleiras. As cores branco e azul são usadas para tornar a leitura mais agradável.

2. Biblioteca Pública de Nova York (Nova York, Estados Unidos)

Ela é uma das maiores e principais bibliotecas  do mundo! Inaugurada em 1911, tem um acervo com mais de 20 milhões de livros! Sabia que ela já apareceu nas telonas? Pode ser vista em filmes como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e Homem Aranha 2.

3. Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)

Fundado em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses, o local tem cerca de 350 mil volumes armazenados em uma pequena sala, além de uma coleção de esculturas, pinturas e moedas. A arquitetura é baseada no estilo gótico-renascentista (com tons de cinza e preto). Mas o que mais chama atenção é outra coisa: uma edição raríssima de Os Lusíadas, de 1572!

biblioteca

4. Biblioteca Nacional da China (Pequim, China)

A Biblioteca Nacional da China, na capital Pequim, foi inaugurada em 1909 e é a maior da Ásia. Entre obras da literatura chinesa e documentos históricos estão 26,3 milhões de itens. Alguns exemplos numéricos: 270 mil livros chineses antigos e raros, cerca de 16 mil documentos históricos e 640 mil livros tradicionais.

5. Biblioteca de Alexandria (Alexandria, Egito)

Uma das maiores do mundo antigo, foi fundada no início do século 3 antes de Cristo durante o reinado do faraó Ptolemeu I Sóter. O objetivo era preservar e divulgar a cultura nacional da época, além de ser um centro de comércio e fabricação de papiro. Alguns historiadores acreditam que o romano Júlio César, em 48 antes de Cristo, queimou a biblioteca por acidente ao incendiar os próprios navios. Em 2002, uma nova Biblioteca de Alexandria foi construída perto do lugar onde ficava a antiga. Ela guarda 10 mil livros raros e 100 mil manuscritos.

biblioteca

6. Biblioteca Nacional da Espanha (Madri, Espanha)

Estátuas de figuras literárias espanholas decoram a fachada da Biblioteca Nacional da Espanha, na capital Madri. Inaugurada em 1712, era chamada de Biblioteca do Palácio e foi renomeada em 1892. Por lá estão 25 milhões de itens, entre livros, mapas, manuscritos, partituras e documentos oficiais.

7. Biblioteca Beinecke de Livros e Manuscritos Raros da Universidade de Yale (Connecticut, Estados Unidos)

Em 1963, para preservar manuscritos originais, surgiu a Biblioteca Beinecke de Livros e Manuscritos Raros da Universidade de Yale.  Atualmente, ela é o maior centro de livros e manuscritos raros do mundo, com mais ou menos 12 milhões de volumes! Mas eles só podem ser consultados no local para que se mantenham preservados. A arquitetura moderna também chama a atenção, com paredes de mármore.

biblioteca