Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Disney

Lugares reais que inspiraram cenários das animações da Disney

Do castelo da Cinderela ao vilarejo da Bela, conheça as verdadeiras inspirações por trás destes clássicos da Disney

Lucas Vasconcellos Publicado em 25/02/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vilarejo de Bela em 'A Bela e a Fera' (1991), animação da Disney - Divulgação/Disney
Vilarejo de Bela em 'A Bela e a Fera' (1991), animação da Disney - Divulgação/Disney

1. Paisagem de princesa

O Castelo de Neuschwanstein foi construído na segunda metade do século 19, na região da Bavária, na Alemanha, por Luís II da Baviera. Ele aparece nas cenas do filme A Bela Adormecida e também foi a inspiração por trás do Castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney. Sabia que, na versão real, existe uma sala do trono onde não existe um trono? É que Luís II morreu antes de a obra ser concluída.

2. Vai e vem de trens

A Estação Grand Central, localizada em Nova York, nos Estados Unidos, serviu de inspiração para o filme Detona Ralph. Inaugurada em 1903, ela é considerada a maior estação ferroviária do mundo. Em média, 125 mil usuários passam pelas 44 plataformas por dia.

3. Das antigas

No filmeValente, da princesa ruiva Mérida, você pode ver o Castelo de Eilean Donan, que fica em uma pequena ilha em Loch Duich, a oeste da Escócia. O local, criado no século 13, servia de defesa contra os vikings. O castelo foi restaurado entre 1919 e 1932, e atualmente é um dos lugares mais fotografados da região.

4. Em superfície

Ariel e a família dela vivem no fundo do mar em A Pequena Sereia. Mas o castelo que aparece quando ela vai para a superfície é inspirado num de verdade: o Castelo de Chillon, em Veytaux, na Suíça. Ele fica à beira do Lago Léman e aos pés de uma colina. Por isso, é um duplo ponto turístico (e o monumento mais visitado da Suíça): à beira do lago está a fortaleza e do outro lado a residência real.

5. Do outro lado do mundo

A Cidade Proibida, localizada no centro de Pequim, na China, foi o palácio imperial do país entre o século 15 e o início do século 20. Era o centro cerimonial e político do governo chinês. O local foi chamado de proibido porque apenas o imperador, sua família e alguns de seus empregados tinham permissão para entrar nos prédios do palácio. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade em 1987, a Cidade Proibida aparece no filme Mulan.

6. Onde vive a princesa

O vilarejo de Alsácia, na França serviu para ilustrar a vila onde Bela, de A Bela e a Fera, mora. Localizada a leste do país, junto às fronteiras da Alemanha e Suíça, a cidade real se estende em uma planície entre o rio Reno e as montanhas dos Vosges. Alsácia tem população de quase 2 milhões de pessoas e faz parte da rota turística da França.

7. Um pântano!

No filme A Princesa e o Sapo, Tiana e o príncipe, por causa de um feitiço, viram sapos. Para reverter a magia, os dois passam por muitas aventuras, em um cenário inspirado na Baía Pântanos de Louisiana, nos Estados Unidos. A bacia tem uma área de 1956 quilômetros quadrados e é um dos passeios mais procurados na região.