Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Coreia do Sul

A idade das pessoas na Coreia do Sul é diferente; entenda motivo

Segundo a tradição, todo bebê já nasce com um ano de idade e a nação inteira envelhece junta

Daniela Bazi Publicado em 26/11/2021, às 13h49 - Atualizado em 05/12/2022, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes do EXO comemorando o aniversário de Suho em um comercial coreano - Divulgação/YouTube/isnaini annisa
Integrantes do EXO comemorando o aniversário de Suho em um comercial coreano - Divulgação/YouTube/isnaini annisa

Na Coreia do Sul, diferente do resto do mundo, todos já nascem com um ano de idade devido ao tempo em que o bebê passou na barriga da mãe. A chamada idade coreana tem origem da China, com os conceitos de idade nominal ou idade lunar, baseados no calendário lunar.

Esse método já chegou a ser adotado também por outros países do leste asiático, porém, apenas os sul-coreanos o mantém nos dias atuais. Na prática, após o nascimento, a pessoa passa a comemorar mais um ano de vida no dia do réveillon, junto com todas as outras pessoas do país, mas só comemora no dia em que nasceu.

A regra vale para todas as datas de aniversário, até mesmo as de 31 de dezembro. Se uma pessoa nasce no último dia do ano, mesmo com pouco menos de 24 horas, ela automaticamente já está mais velha na manhã seguinte, completando 2 anos de vida — acompanhando todos da nação.

Mesmo com essa inusitada regra, as comemorações do dia do nascimento são de grande importância para os coreanos, com grandes celebrações. A festa é chamada de dol, e conta com algumas tradições que, mesmo perdendo um pouco de sua importância com o passar dos anos, continuam a ser realizadas por algumas famílias.

++Leia a matéria completa no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.