Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Curiosidades

Por que em alguns países o sobrenome vem antes do nome?

Descubra o motivo por trás deste costume oriental repleto de significados

Redação Publicado em 18/01/2021, às 19h01 - Atualizado às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Park Sooyoung, Son Seungwan, Kang Seulgi, Bae Juhyun e Kim Yerim, do Red Velvet - Divulgação/SM Entertainment
Park Sooyoung, Son Seungwan, Kang Seulgi, Bae Juhyun e Kim Yerim, do Red Velvet - Divulgação/SM Entertainment

No ocidente, é extremamente comum as pessoas possuírem nomes compostos e com mais de um sobrenome. Normalmente eles são herdados pelos pais e, segundo uma regra imposta pela própria sociedade, são organizados pela seguinte ordem: nome, sobrenome da mãe e sobrenome do pai. Porém, não é em todo lugar que essa ordem é seguida.

Em alguns países asiáticos, por exemplo, a ordem e a origem dos nomes é completamente diferente. Na Coreia do Sul, o costume é que o sobrenome venha primeiro, com o intuito de que todos possam logo saber de que família você pertence, e depois vem o nome que deve ser curto, sem nunca ultrapassar as três ou, no máximo, quatro sílabas.

Se você parar para reparar, poderá perceber essa regra se aplicando perfeitamente nos nomes de alguns grandes astros da cultura sul coreana, como os integrantes do seu grupo de k-pop favorito ou os atores de alguns dos maiores dramas produzidos pelo país. Kim Namjoon, Park Bogum, Lee Hyeri, Choi Sooyoung e Park Chaeyoung estão entre os nomes que se encaixam na regra de três sílabas. 

Os sobrenomes Lee, Kim, Park e Choi são alguns dos mais populares, sendo também ligados diretamente a períodos históricos e diferentes lugares da Coreia do Sul. Todos são relacionados a um clã — mais conhecidos como shijok — que são grupos unidos por um ancestral em comum ou por terem algum tipo de parentesco.

Lá, diferente do que acontece no ocidente, o sobrenome herdado é apenas o do pai. Nos casamentos, a mulher permanece com o seu nome de nascimento, mas não é comum que ela o passe para seus filhos. Além disso, após o matrimônio, ela deixa o seu clã de origem e passa a pertencer ao de seu marido.shijok, cu