Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Qual é o lugar mais frio do mundo?

Em alguns locais da Terra, a temperatura ultrapassa os impressionantes -50ºC. Descubra qual é o lugar mais frio do mundo!

Daniela Bazi Publicado em 25/12/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabanas na Antártida - Pixabay
Cabanas na Antártida - Pixabay

A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983. No ano passado, cientistas conseguiram descobrir um local ainda mais gelado, que atingiu a marca de -98 graus, em um lugar que fica bem no meio da Antártida.

Ted Scambos, pesquisador do Centro Nacional de Dados em Neve e Gelo da Universidade do Colorado e responsável pela pesquisa que fez a descoberta, disse que “É um lugar onde a Terra está tão próxima de seu limite que é quase como outro planeta”. Nessas condições, o ser humano só consegue sobreviver por muito pouco tempo, já que inalar um ar tão frio pode causar grandes danos aos nossos pulmões.

Entre as regiões habitadas, a mais gelada é Oymyakon, uma cidade da Sibéria, na Rússia, onde as temperaturas ficam em torno de -50 graus Celsius no inverno. A temperatura mais baixa registrada na região foi -68 graus Celsius em 1983.

É uma cidade pequena, com aproximadamente 500 habitantes, onde a temperatura máxima normalmente atinge por volta de 20 graus entre os meses de junho e julho, segundo a BBC. Lá, os moradores vivem com o risco de queimaduras de frio, e precisam manter sempre os seus veículos ligados para que as baterias não sejam congeladas.

Brincar na rua também é algo muito difícil. Quando a temperatura atinge -49 graus, é recomendado que as crianças fiquem apenas 20 minutos fora de casa. De acordo com o El País, todo o ano durante um mês as aulas são suspensas devido ao intenso frio que ultrapassam os 54 graus Celsius negativos.