Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Poluição

De Chernobyl a Linfen: Conheça as 6 cidades mais poluídas do mundo

Conheça alguns dos lugares do nosso planeta que foram tomados pela poluição

Shirley Paradizo Publicado em 30/04/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chernobyl - Getty Images
Chernobyl - Getty Images

1. Linfen (China)

Ela está em primeiro lugar na lista das cidades mais poluídas do mundo. A responsável é a exploração das minas de carvão na região. O ar lá é tão poluído que as pessoas não saem de casa sem máscaras especiais e o lugar está sempre coberto por uma grossa camada de poluição que parece neblina.

2. Dzerzhinsk (Rússia)

Dzerzhinsk foi um dos maiores locais de produção de armas químicas da União Soviética. Hoje ela é considerada a cidade mais quimicamente poluída do planeta. As toneladas de lixo químico jogado em rios transformaram a água em uma lama escura que gruda no pé de quem entrar lá.

3. Sukinda (Índia)

A exploração de um tipo de aço chamado crômio polui o ar da cidade e tem deixado muita gente doente. Os resíduos da mineração são jogados na margem do principal rio da região, o rio Brahmani, deixando a água e o solo completamente tóxicos.

4. La Oroya (Peru)

Os resíduos da mineração de chumbo contaminaram o ar, o solo e água. Atualmente, os moradores tentam fechar a principal fábrica que explora esse metal tóxico. Mesmo que isso aconteça, o chumbo ainda vai ficar impregnado no solo por séculos.

5. Haina (República Dominicana)

Quem acha que no Caribe só existem praias limpinhas e ar puro está muito enganado. Em Haina, os habitantes respiram chumbo! O ar por lá é carregado de partículas desse metal, herança de uma fábrica de reciclagem de baterias que fechou as portas em 1997.

6. Chernobyl (Ucrânia)

O maior acidente nuclear da história aconteceu em 1986, na cidade de Chernobyl. O lugar encarou uma radiação cem vezes maior do uma bomba atômica. A cidade foi evacuada e até hoje a região próxima à usina está abandonada.