Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da capital paulista

Quer assistir apresentações de corais, orquestras e peças e sentir como era São Paulo no século 20? O Teatro Municipal é o lugar certo!

Bruna Cardoso Publicado em 25/01/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do Teatro Municipal de São Paulo - Wikimedia Commons
Fachada do Teatro Municipal de São Paulo - Wikimedia Commons

O Theatro Municipal de São Paulo, localizado no centro da cidade de São Paulo, surgiu como símbolo da elite paulistana que precisava de uma casa de espetáculos para receber grandes artistas da música lírica e do teatro. Com investimentos dos barões de café da época (que eram homens ricos e influentes), o arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção do teatro em 1903 — sendo inaugurado apenas em 1911.

A construção foi influenciada pela Ópera de Paris (França), importante companhia de ópera. Por isso, o teatro tem traços da estética renascentista (que valorizava a arte grega e romana) e barroca (com cores fortes e vivas). Em sua fachada e no interior, o teatro tem adornos e obras de arte, como bustos, medalhões, cristais, vitrais, afrescos, mosaicos e mármores. O edifício faz parte do Patrimônio Histórico da cidade desde 1981.

O teatro foi cenário de um dos principais eventos da história das artes no país, a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna foi um evento que reuniu um grupo de jovens artistas, entre eles, o maestro e compositor Heitor Villa-Lobose as pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, que tinha como principal objetivo questionar os valores da arte e da cultura (música, escultura, pintura, poesia e literatura) da época.

Construída em 2012, a Praça das Artes é um complexo cultural dedicado à música, dança, teatro e exposições que tem como objetivo ser uma extensão das atividades do Teatro Municipal. Lá é a sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo, além de abrigar grupos artísticos da Fundação Teatro Municipal de São Paulo. O complexo também está localizado no centro da cidade.

As visitas guiadas do Teatro Municipal são gratuitas e acontecem de terça-feira a sábado (e também feriados!), em horários diferentes. Mas, se você não pode ir ao local, faça uma visita, com áudio guia no site.