Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Países

Vizinhos do Brasil: Guiana Francesa

Localizada no norte da América do Sul, a Guiana Francesa é um território ultramarino da França

Letícia Yazbek Publicado em 27/12/2019, às 13h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paisagem da Guiana Francesa - Getty Images
Paisagem da Guiana Francesa - Getty Images

Até ser descoberto pelos europeus, o território da Guiana Francesa era ocupado por índios caribes, das tribos wayana, oyampi e emerillon. A região foi descoberta em 1500 e disputada pelos franceses e holandeses. A cidade de Caiena foi fundada em 1637, e os franceses conseguiram estabelecer uma colônia na região. Em 1947, a Guiana Francesa deixou de ser uma colônia da França e se tornou departamento ultramarino, conquistando maior autonomia.

Influência francesa

A maioria da população da Guiana Francesa é formada por descendentes de africanos, franceses e caribenhos. Também há habitantes de origem asiática e sul americana. Pequenas tribos indígenas, como os caribes e aruaques, vivem na costa do país. A cultura do país apresenta elementos franceses, como a arquitetura e o estilo das cidades. Já os costumes locais, a música e a dança receberam maior influência caribenha. O carnaval é um evento importante no país, marcado pelos desfiles e festas caribenhos.

Mistura de idiomas

O francês é a língua oficial, utilizada na administração e falada por boa parte da população. O principal idioma falado pela sociedade é o crioulo da Guiana Francesa, baseado no francês, inglês e em dialetos africanos e indígenas. Há ainda as línguas faladas pelas tribos indígenas e os dialetos africanos, como o taki-taki.

Pratos saborosos

A comida servida na Guiana Francesa representa os diversos grupos étnicos que habitam o país. A culinária inclui frutos do mar, legumes e frutas. Um dos pratos favoritos é o caldo d'aurora, uma mistura de caranguejo, camarão, peixe defumado, frango e legumes. Outro prato popular é o fricassé: arroz e feijão servido com carne de caça, como paca e anta. Também são comuns guisados de frango e filés de peixe temperados com limão e especiarias.

Paisagem da Guiana Francesa com casas e árvores

Terra de chuvas

O clima da região é o equatorial de montanha — quente, úmido e chuvoso na maior parte do ano. No verão, as temperaturas atingem 30 graus Celsius. Nessa época do ano, os dias costumam ser muito quentes, com chuvas no final da tarde. Já no inverno a temperatura média é de 25 graus Celsius. A melhor época para visitar o país é de julho a dezembro, quando o clima é mais seco.

Arquitetura europeia

Quem visitar a Guiana Francesa não pode deixar de conhecer a capital Caiena e os edifícios em estilo francês, como o prédio da prefeitura. Outros pontos turísticos são a Catedral de St. Saviour, a Praça de Grenoble e a Praça des Palmistes. O Museu Departamental reúne a história colonial do país e a cultura indígena. O bairro chinês, Village Chinois, oferece um mercado de peixe e opções de comida asiática.

À beira mar

A costa do país oferece paisagens incríveis e muitos passeios divertidos. Na cidade de Mana, por exemplo, dá para curtir as praias junto com as tartarugas! Você também pode andar de canoa, praticar esportes e caminhar pela floresta.

Viagem espacial

Outro lugar que atrai muitos visitantes é o Centro Espacial, em Kourou, cidade a 60 quilômetros de distância de Caiena. O Centro é a principal base de lançamento de foguetes da Agência Espacial Europeia. Quem visita o lugar pode aprender sobre naves espaciais, visitar o Museu Espacial e até presenciar um lançamento!