Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Água

Como ocorre o ciclo da água?

Embarque em uma viagem para conhecer os caminhos deste líquido pela Terra

Maria Carolina Cristianini Publicado em 15/03/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Repare bem: chuvas acontecem o tempo todo ao redor do planeta e as águas dos rios e mares estão sempre ali. Tudo isso é possível graças ao ciclo da água.

O calor do Sol atinge e aquece, todos ocs dias, os oceanos, rios e lagos da Terra. Isso faz parte da água evaporar e subir para a atmosfera. As plantas também colaboram: buraquinhos na superfície das folhas liberam vapor d’água durante a transpiração vegetal.

Na atmosfera, o vapor d’água se condensa (passa do estado gasoso para o líquido) e cria gotas minúsculas de água, que formam as nuvens. Dentro da nuvem, as gotinhas colidem umas contra as outras e se unem, formando gotas cada vez maiores.

Quando ficam bem pesadas, as gotas caem. De acordo com o peso delas, podem formar desde um chuvisco (caindo a poucos quilômetros por hora) e até um temporal (com água despencando a até 30 quilômetros por hora!).

A chuva pode cair sobre rios, mares e lagos, abastecendo-os, ou penetrar pelo solo e hidratar a terra, até chegar a locais por onde não há mais como para passar. Nesse momento, a água se acumula em poros do solo e das rochas, formando lençóis freáticos, a até centenas de metros de profundidade.

Quando o lençol freático fica muito perto do chão, forma-se uma área encharcada, um pântano ou uma fonte que brota e pode originar um rio (que segue para os oceanos). A água subterrânea também flui pelo subsolo e pode escoar até encontrar o mar. depois, tudo começa de novo: parte da água dos rios, mares e lagos evapora, forma nuvens e lá vem chuva outra vez!

Às vezes, ao invés de as gotas acumuladas nas nuvens caírem como chuva, acaba nevando. A neve se forma em grandes altitudes, quando o vapor d’água que está no ar se transforma em cristais de gelo, que podem cair em forma de neve - desde que, no caminho até o chão, não passe por áreas acima de 0ºC, que os fazem derreter e virar chuva ou garoa.