Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Banana

Como podemos aproveitar a casca da banana?

Essa parte da fruta pode ser utilizada em diversos pratos doces e salgados

Letícia Yazbek Publicado em 04/03/2020, às 14h00 - Atualizado em 22/10/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de bananas - Pixabay
Imagem ilustrativa de bananas - Pixabay

A banana é uma fruta saborosa, utilizada em diversos pratos doces e salgados. No entanto, sua casca costuma ser descartada, indo parar nos aterros sanitários.

Rica em vitamina B6, magnésio, potássio e proteínas, a casca dessa fruta também contém polifenóis e carotenoides, fitoquímicos com propriedades antioxidantes, e triptofano, aminoácido que aumenta os níveis de serotonina e contribui para o bom humor.

Grossa e fibrosa, a casca é mais amarga do que a carne doce da fruta. Quando exposta ao calor, as fibras se rompem e a textura se torna mais suave.

Pães, bolos e tortas podem levar casca de banana na massa, tornando-os mais saborosos. Também é possível incluir essa parte da fruta em brigadeiros, doces e geleias. Farofas de casca de banana com cebola e cheiro verde são um ótimo acompanhamento para as refeições.

Para variar nos petiscos, dá para fazer a casca de banana empanada, como um bife a milanesa. Outra ideia é desfiá-la e usá-la para fazer uma casca louca, versão vegana da carne louca.

A casca de banana ainda pode ser usada como adubo para as plantas — os nutrientes da casca de banana ajudam os vegetais a crescerem de forma saudável. Para fazer isso, é só cortar a casca em pequenos pedaços e colocá-los sobre a terra, no vaso ou jardim.

Além disso, esfregar a parte de dentro da casca no couro dos sapatos faz com que eles fiquem mais polidos e brilhantes. Para um sorriso mais branco, é só passar a mesma parte sobre os dentes.

E tem mais: a casca pode dar uma ajuda no tratamento de coceira e de hematomas na pele: basta colocar um pedaço no local e deixar os nutrientes agirem!