Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Natureza

Conheça os 3 pontos mais profundos dos oceanos

Faça um mergulho e conheça locais incríveis no fundo do mar!

Renato Lamanna Publicado em 27/05/2020, às 14h00 - Atualizado às 19h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do fundo do mar - Pixabay
Imagem ilustrativa do fundo do mar - Pixabay

1º - Fossa das Marianas
Com 11.034 metros de profundidade, essa depressão está localizada no Oceano Pacífico, a leste das ilhas Marianas, próximo às Filipinas. Ela fica no encontro das placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas.

2º - Fossa de Tonga
É só um pouco mais rasa do que a campeã do ranking: tem 10.882 metros de profundidade. Posicionada ao nordeste da Nova Zelândia, a fossa de Tonga se estende por toda a costa das ilhas neozelandesas.

3º - Fossa de Kurilas-Kamchatka
Além de ser a terceira colocada entre os lugares mais profundos dos oceanos, é o ponto mais fundo em águas russas – são 10.542 metros abaixo do nível do mar. Ela fica no Oceano Pacífico, ao norte do território japonês.

Você sabia que quanto mais fundo se vai no oceano, mais escuro o ambiente se torna?

Organismos marinhos que vivem abaixo dos 2 mil metros de profundidade são adaptados à vida sem luz, que só atinge 200 metros dentro da água. A pressão também aumenta conforme a profundidade: no ponto mais distante dessas três fossas, a pressão chega a ser mil vezes maior do que a registrada no nível do mar.


Consultoria: Michel Michaelovitch de Mahiques (professor do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica da USP).