Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Natureza / Países

Descubra quais são as Sete Maravilhas da Natureza

Conheça quais são os lugares do mundo eleitos como uns dos mais lindos da natureza

Lucas Vasconcellos Publicado em 26/02/2021, às 13h00 - Atualizado às 17h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná - Pixabay
Cataratas do Iguaçu, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná - Pixabay

Em julho de 2009, após o sucesso para eleger as Sete Maravilhas do Mundo moderno, foi dada a largada para a eleição das Sete Maravilhas da Natureza. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) classificou 77 locais. A votação foi aberta para a população do planeta inteiro – foram cerca de 100 milhões de votos! Os vencedores foram relevados em novembro de 2011.

1. Mata brasileira

Maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica tem cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, divididos nos territórios de sete países da América do Sul: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela, Peru e Brasil (a maior parte fica nos dois últimos países). Lá também é o lar de centenas de povos indígenas!

2. Universo de ilhas

Mais ou menos 3 mil ilhas de diversos tamanhos, que se elevam sobre as águas, compõem a Baía de Halong, no Golfo de Tonkin (Vietnã). A Baía é coberta por vegetação e grutas formadas pela ação dos ventos e das ondas. Muitas das ilhas são desabitadas! Lá vivem cerca de 200 espécies de peixes e 450 tipos diferentes de moluscos.

3. Água abaixo!

As Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina, forma um dos maiores conjuntos de quedas d’água do mundo: são 275! A mais alta é a Garganta do Diabo, com aproximadamente 80 metros de altura! O local está cercado por dois parques nacionais de florestas subtropicais – lar de centenas de espécies raras e ameaçadas de extinção.

4. Montanha e rio

Em Palawan, ao norte da cidade de Puerto Princesa (Filipinas), está o Parque Nacional do Rio Subterrâneo Puerto Princesa. A paisagem montanhosa se une a um rio subterrâneo de cerca de 8,2 quilômetros de extensão, no qual é possível navegar – ele atravessa uma caverna que escorre para o Mar do Sul da China. O parque abriga animais ameaçados de extinção, como pandas, texugos e faisões.  

5. Topo achatado

A Montanha da Mesa é um ícone da África do Sul. Ela fica na Cidade do Cabo e é possível vê-la de qualquer ponto da cidade. A região reúne uma das mais ricas floras do mundo: são mais de 1.400 espécies de planta. A Montanha da Mesa também dá nome ao parque nacional, onde vivem zebras, antílopes e babuínos.

6. Vulcão em silêncio

A cerca de 130 quilômetros da costa Sul da Coreia do Sul, está a vulcânica Ilha Jeju – a região é maior ilha e menor província do país. Nesse lugar ainda fica a montanha mais alta do país: Hallasan, onde há um vulcão adormecido, com cratera a 1.950 metros de altura. No entorno, estão outros 300 vulcões menores!

7. Casa do dragão

O Parque Nacional de Komodo (Indonésia) foi fundado em 1980 com o objetivo de proteger o raro dragão-de-komodo. O parque se espalha por três ilhas, numa superfície de 1.817 quilômetros quadrados. Outras animais também vivem no ambiente, como cerca mil espécies de peixes.