Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Fenômenos

Por que a Lua ainda aparece de manhã, quando o Sol já surgiu?

De manhã ou no fim da tarde, muitas vezes podemos ver a Lua durante o dia. Saiba como isso acontece

Letícia Yazbek Publicado em 22/01/2022, às 09h00 - Atualizado em 24/04/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma lua durante o amanhacer - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma lua durante o amanhacer - Pixabay

Você já deve ter percebido que, às vezes, conseguimos ver a Lua de dia no céu. Isso pode acontecer de manhã ou no fim da tarde. Mas como será que isso ocorre?

Primeiro, é preciso lembrar que a Lua está o tempo todo no céu, de dia e de noite. No entanto, como ela não tem luz própria, só podemos vê-la quando ela é refletida pela luz do Sol. Nosso astro sempre ilumina a Terra e a Lua, mas ver isso depende do ângulo em que o planeta está.

Durate a Lua nova, quando o Sol ilumina a face oculta da Lua, não podemos ver o satélite de dia nem de noite. Já a Lua cheia começa a nascer às 18h e se põe às 6h - só é possíve vê-la no fim da tarde. Mas, a cada dia, ela nasce 48 minutos mais tarde. Assim, uma semana depois ela vai nascer por volta da meia-noite e poderá ser vista até o meio-dia.

A Lua minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo no céu até o meio-dia. A Lua crescente só nasce ao meio dia, quando fica iluminada também durante 12 horas. Tanto a minguante quanto a crescente também nascem 48 minutos mais tarde a cada dia.

Portanto, de acordo com a posição da Lua em relação ao grau de inclinação dos raios solares, as fases da Lua e seu horário de aparecimento no céu vão se alterando. Para saber o horário exato em que o satélite vai aparecer, você pode consultar um calendário lunar.