Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Planetário / Espaço

VLT Survey Telescope: Telescópio superpoderoso

Localizado no deserto do Atacama, no norte do Chile, ele é um dos maiores telescópios do mundo

Ludmilla Balduino e Letícia Yazbek Publicado em 11/03/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

O VST Survey Telescope é o maior telescópio do mundo que consegue observar as luzes visíveis do céu, como as de estrelas e outros corpos celestes que emitem luz. Ele foi concebido e construído pelo INAF - Osservatorio Astronomico di Capodimonte, de Nápoles, Itália.

Esse telescópio fica no deserto do Atacama, no norte do Chile - onde também há vários outros telescópios. A região é um dos melhores locais de observação da Terra, porque tem um céu límpido - isso porque é um local alto, com 2635 metros de altitude, seco e longe das luzes das cidades

Só o corpo do VST, sem contar a cúpula que o protege, tem 2,6 metros de diâmetro. Ele pesa aproximadamente 770 quilos, e sua câmera, a OmegaCAM, tem 268 megapixels.

O campo de visão da câmera corresponde a duas vezes a área da Lua cheia. Isso quer dizer que ele consegue observar de uma só vez, e com riqueza de detalhes, uma enorme área do espaço.

O VST ajuda os astrônomos a estudarem não só os detalhes do Sistema Solar e da Via Láctea, como também as galáxias mais distantes do nosso planeta, que estão espalhadas pelo Universo. Toda noite, o telescópio registra fotos que, juntas, somam cerca de 50 gigabytes de imagens. Isso rende 30 terabytes de dados por ano.