Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Televisão

Como a televisão funciona?

Para que a nossa TV possa ligar, é necessário que um conjunto de informações sejam captadas para formar as imagens e os sons

Maria Carolina Cristianini Publicado em 21/05/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma televisão - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma televisão - Pixabay

Toda televisão precisa captar a informação, que vem em ondas eletromagnéticas parecidas com ondas de rádio (elas são emitidas pelos canais que produzem os programas, por meio de um sistema de antenas). É por essas ondas que as imagens e sons chegam até a TV.

Os aparelhos mais modernos têm um receptor interno para essas ondas, que também podem ser captadas por antenas. Outro método é a televisão a cabo, em que os sinais são transmitidos para o aparelho por meio de redes de cabo.

Depois que o sinal chega à TV, é hora de transformar tudo em imagem. Para isso, modelos de última geração têm algumas camadas, como: vedação (proteção para a tela), eletrodos (que levam eletricidade para o sistema) e conjuntos de LED (sigla em inglês para light emitting diodes, ou diodo emissor de luz), responsáveis por gerar a luz que fará o sinal captado virar imagem.

Cada pontinho da imagem que você enxerga na tela da TV se chama pixel e é formado por três cores básicas: verde, vermelho e azul (variações de luz em cada uma dessas cores nos fazem ver outras tonalidades). Nas televisões de LED, para cada pixel que surge na tela existe um conjunto com um LED azul, um verde e um vermelho.

Ao receber a energia elétrica e o sinal de TV, cada conjunto de LED é iluminado e gera os pixels. Assim, todos os pixels juntos formam a imagem na tela e você assiste a seu programa preferido!