Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Curiosidades

Entenda como um bebê deu origem a câmera fotográfica para celular

Quase 20 horas de espera pelo nascimento da filha fizeram com que um francês tivesse a genial ideia

Redação Publicado em 14/07/2020, às 18h30 - Atualizado às 19h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um bebê - Pixabay
Imagem ilustrativa de um bebê - Pixabay

A história da câmera fotográfica para celular começou no nascimento de um bebê, em 11 de junho de 1997. O francês Philippe Kahn, prestes a ser pai, estava com a esposa em um hospital norte-americano, tentando acalmá-la. Diante das tentativas sem sucesso do marido, a mulher pediu que ele fizesse outra coisa.

Horas de espera

No momento em que a esposa foi para a sala de parto, Philippe levou junto um laptop, um celular Motorola StarTAC, uma câmera digital e alguns cabos. Demorou 18 horas até o bebê nascer. Tempo suficiente para que o pai montasse uma engenhoca capaz de tirar uma foto, se conectar a um modem na casa dele e compartilhar a imagem com os contatos do celular.

Sorria, bebê!

Quando a filha de Philippe nasceu, logo foi fotografada pela novidade maluca que o pai havia montado. Essa foi a primeira imagem de um celular, apesar de ainda precisar da ajuda de uma câmera digital acoplada.

Novo mercado

Philippe enviou a foto para cerca de 2 mil amigos e familiares, que responderam com e-mails, perguntando como ele havia feito aquilo. O criador deu o nome de Instant-Picture-Mail (e-mail fotográfico instantâneo) para a invenção. Em seguida, fez uma parceria com a empresa japonesa J-phone, que lançou o primeiro aparelho com câmera no ano 2000: era o J-SH04, disponível só no Japão.