Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Tecnologia / Invenções

Linha do tempo: A história por trás da televisão

Descubra como surgiu esse aparelho que se tornou indispensável na casa das pessoas de todo o mundo

Lucas Vasconcellos Publicado em 31/03/2021, às 12h00 - Atualizado às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um aparelho de televisão antigo - Pixabay
Fotografia de um aparelho de televisão antigo - Pixabay

Década de 1920

Surge o ancestral da TV moderna, chamado de Octagon. A tecnologia usada era um disco giratório mecânico, que exibia as imagens em uma tela de apenas 3 polegadas. Esse modelo não foi produzido em larga escala e atingiu poucas pessoas.

Década de 1930

Alguns aparelhos ficam disponíveis no mercado, mas quase ninguém tinha TV em casa — era um produto muito caro! Na época, a TV era apresentada para as pessoas como um rádio evoluído. Um dos destaques era o aparelho Cossor Television: um armário de madeira com portas guardava a tela quando ela não estava em uso.

Década de 1940

As telas ganharam formato arredondado (antes, eram como quadrados), como no modelo Raytheon TV, de 1949. Durante os anos 1940 também surgiu o primeiro controle remoto. Conhecido como Lazy Bones, era conectado à TV por meio de um fio.

Década de 1950

O gabinete, onde as TVs eram instaladas, ganha pernas. Nesse período aconteceu a primeira transmissão de uma emissora no Brasil. Enquanto as imagens em nosso país eram em preto e branco, a TV a cores chega aos Estados Unidos — a novidade só estrou em nosso país em 1972.

Década de 1960

A tecnologia a cores se torna popular e, na tentativa de deixar o aparelho mais leve, o material de produção é modificado. Assim, surgem as TVs de tubo. Nessa década, ter um aparelho em casa já era algo comum.

Décadas de 1970 e 1980

Acontecem melhoras na qualidade do sinal da TV. Mas os aparelhos seguem sendo os de tubo.

Década de 1990

Esse período marcou o surgimento de novas tecnologias, que passaram a permitir imagens de qualidade muito melhor graças às telas de LCD, plasma e LED. Os aparelhos ficam mais finos.

Atualmente

As telas de TV estão cada vez maiores! A qualidade também melhorou: a tecnologia 4K (ou ultra-high-definition) permite ver tudo em altíssima definição. Os modelos 8K, ainda mais tecnológicos, já chegaram ao Brasil.


Fontes: Design Culture, História do Mundo, TecMundo e TechTudo.