Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Indígenas

A influência dos povos indígenas na cultura brasileira

Primeiras populações que habitaram o território do Brasil, os povos indígenas nos influenciam até hoje. Muitas comidas, palavras e hábitos indígenas fazem parte do nosso dia a dia!

Letícia Yazbek Publicado em 02/04/2023, às 13h00 - Atualizado em 08/05/2023, às 18h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Indígena - Pixabay
Indígena - Pixabay

Um dos pontos altos do Brasil, que sempre recebe elogio dos turistas que visitam nosso país, é, com certeza, a culinária. Os pratos típicos brasileiros contaram com a herança de diferentes hábitos e costumes originários da cultura indígena. Um dos grandes exemplos é a utilização da mandioca e derivados (farinha de mandioca e polvilho, por exemplo). O costume de se alimentar com peixes, frutos-do-mar e carne de caça também é uma herança desses povos. As frutas, como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti, eram muito consumidas por eles. Outros alimentos de origem indígena são o milho, palmito, batata e inhame.

Conheça mais sobre influência dos povos indígenas na cultura brasileira a seguir:

Plantas medicinais

As práticas indígenas de cura, derivadas de ervas medicinais, são muito populares no Brasil. Muitas vezes, costumamos confiar nos conhecimentos indígenas e utilizar produtos como o pó de guaraná (contra problemas no estômago, intestinos e enxaquecas), óleo de copaíba (para tratar bronquite e outros problemas respiratórios) e semente de sucupira (contra inflamações).

De A a Z          

Muitas palavras de origem indígena, principalmente derivadas do tupi-guarani, fazem parte do nosso vocabulário cotidiano. Várias delas são ligadas a alimentos, plantas e animais, como abacaxi, mandioca, tatu, gambá, pipoca, cupuaçu, cacau, tamanduá, sabiá e samambaia. Diversas palavras em tupi se tornaram nomes de lugares, como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa lugar que já foi mato, e o município de Jericoacoara, no Ceará, que quer dizer refúgio das tartarugas. Pernambuco, Paraná, Piauí, Ipanema, Ubatuba e Bauru também são palavras indígenas. Muitos nomes próprios também têm origem indígena, como Tainá e Cauã.

Dia a dia

Objetos desenvolvidos por povos indígenas são muito comuns no dia a dia da população de várias cidades brasileiras. As redes, canoas, jangadas, armadilhas de caça e pesca e instrumentos musicais são alguns deles. O artesanato e o uso de utensílios feitos de barro e palha, como vassouras e vasilhas, também são muito utilizados. Bolsas trançadas com fios e fibras, enfeites e ornamentos com penas, sementes e escamas de peixe são usados em diversas regiões do país.

Bem limpinhos!

Quando você chega em casa, a primeira coisa que faz é tirar os sapatos? Então, saiba que isso também é uma herança da cultura indígena. O hábito de andar descalço é muito forte entre os povos indígenas. Outro costume é o de tomar banho todos os dias — os europeus tomavam banhos raros, enquanto os índios se banhavam nos rios diariamente.  Descansar em redes, usar poucas roupas e ficar de pernas cruzadas também são hábitos que fazem parte do nosso cotidiano.

Sabedoria indígena

Os povos indígenas têm grande conhecimento sobre a natureza. Observando as plantas e o solo, eles descobriram informações valiosas e aprenderam a utilizá-las no dia a dia. Os índios desenvolveram um processo de escolha de áreas para o plantio e criaram um método de plantio e colheita ainda muito utilizado por pequenos agricultores. Eles também usavam as posições dos astros no céu para orientar os calendários agrícolas, sabendo qual o momento certo de plantar cada alimento. Todos esses conhecimentos são muito úteis para os pesquisadores hoje em dia.

Parte da nossa cultura

O folclore indígena é um conjunto de lendas e mitos que continua presente na cultura brasileira. As histórias do folclore são passadas de geração para geração e costumam carregar mensagens importantes. Os mitos indígenas mais conhecidos contam a história de seres fantásticos, como curupira, saci-pererê, boitatá e Iara. As músicas e danças folclóricas e as festas populares indígenas fazem parte da cultura brasileira, influenciando as manifestações artísticas de diversas regiões do país.