Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Conheça as 5 escolas mais antigas do planeta

Essas escolas foram inauguradas há centenas de anos e funcionam até hoje

Nina Neves Publicado em 24/09/2021, às 10h00 - Atualizado em 15/10/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escola Shishi High School - AlexHe34 via Creative Commons
Escola Shishi High School - AlexHe34 via Creative Commons

Já parou para pensar em quando e onde surgiu a primeira escola do mundo? Essa história tem mais de 2 mil anos! Volte no tempo e veja quais são as cinco mais antigas e que ainda funcionam.

1ª. Shishi High School

Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C.. No fim do século 17, a escola foi destruída durante uma rebelião, mas foi construída novamente, no mesmo lugar. Ela já mudou de nome algumas vezes, mas sempre foi considerada um local de ótimo ensino: ser aprovado para estudar lá é motivo de orgulho!

2ª. King’s School Canterbury

Ela surgiu em 597 d.C., em Canterbury,  Inglaterra. Acredita-se que Santo Agostinho, ao chegar a essa região inglesa, teria fundado uma escola de ensino religioso, ao lado da catedral da cidade. Em 1541, ela recebeu o nome atual, pois o rei Henrique VIII passou a administrá-la. O médico britânico William Harvey, que descobriu a circulação do sangue no corpo humano, estudou na King's School Canterbury durante cinco anos.

3ª. St. Peter's School

Localizada em York, na Inglaterra, ela foi construída em 627 d.C.. Ela tinha turmas de jardim de infância até o ensino médio, mas era frequentada apenas por meninos. As garotas só foram admitidas na instituição muito tempo depois, em 1976. Hoje, o local é misto.

4ª. Universidade Al Quaraouiyine

Criada em 859 d.C., na cidade de Fez, no Marrocos, ela é a universidade mais antiga de que se tem registro. Foi fundada para ser uma mesquita, onde depois foi construída também a primeira escola de ensino do islamismo do mundo. O lugar também ganhou fama como um dos principais para estudo de ciências naturais.

5ª. Universidade de Bolonha

Ela surgiu em 1158, em Bolonha, na Itália, criada por Frederico Barba Ruiva, imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Universidade mais antiga da Europa, ela foi responsável por levar ao continente inovações educacionais e é considerada até hoje líder no sistema universitário de lá.