Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Bandeira

Desde 1500: Conheça todas as bandeiras que o Brasil já teve

Você sabia que a bandeira do nosso país nem sempre foi verde e amarela? Descubra todas as mudanças!

Redação Publicado em 11/02/2024, às 09h00 - Atualizado em 14/02/2024, às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sobreposição de bandeiras do Brasil - Pixabay
Sobreposição de bandeiras do Brasil - Pixabay

1. Bandeira da Ordem de Cristo

Quando foi criada: 1500

A Bandeira da Ordem de Cristo surgiu com a chegada dos portugueses ao nosso país. Ela pertencia à ordem responsável por financiar as grandes navegações portuguesas e foi a primeira a ser hasteada em terras brasileiras. A cruz vermelha estava estampada até nas velas de Pedro Álvares Cabral.

bandeira


2. Bandeira Real

Quando esteve em vigor: de 1500 a 1521

A Bandeira Real foi usada por Portugal no descobrimento do Brasil. Como as terras tupiniquins passaram a fazer parte do reino, o símbolo também passou a ser hasteado por aqui. O escudo de Portugal está sobre a cruz da Ordem de Cristo.

bandeira


3. Bandeira de dom João III

Quando esteve em vigor: de 1521 a 1616

O rei português dom João III era conhecido como o Colonizador. Após o descobrimento, o brasão dele foi usado nas bandeiras presentes em viagens de exploração e colonização do Brasil.

bandeira


4. Bandeira do Domínio Espanhol

Quando esteve em vigor: de 1616 a 1640

Em 1580 foi formada a União Ibérica (junção entre as coroas espanhola e portuguesa). Em 1616, o espanhol Felipe II assumiu o trono e criou essa Bandeira do Domínio Espanhol para Portugal e colônias, entre elas o Brasil.

bandeira


5. Bandeira da Restauração

Quando esteve em vigor: de 1640 a 1683

A Bandeira da Restauração marca o fim do domínio espanhol sobre Portugal. A borda azul representa Nossa Senhora da Conceição que, seis anos depois, tornou-se a padroeira dos portugueses.

bandeira


6. Bandeira do Principado do Brasil

Quando esteve em vigor: de 1645 a 1816

A Bandeira do Principado do Brasil foi a primeira criada especialmente para o nosso país. A esfera de ouro integrava outras flâmulas, como a do rei português dom Manuel I. Acima dela ficava a cruz da Ordem de Cristo.

bandeira


7. Bandeira de dom Pedro II, de Portugal

Quando esteve em vigor: de 1683 a 1706

Adotada depois da morte do rei português dom Afonso VI, Bandeira de dom Pedro II, de Portugal é aquela em que o verde aparece pela primeira vez — a cor existe até hoje na nossa bandeira.

bandeira


8. Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve

Quando esteve em vigor: de 1816 a 1821

Em 1815, o Brasil se tornou reino. Na bandeira, criada no ano seguinte, nosso país é representado pela esfera de ouro. Ela foi usada na época do rei dom João VI.

bandeira


9. Bandeira do Regime Constitucional

Quando esteve em vigor: de 1821 a 1822

A Bandeira do Regime Constitucional foi a última bandeira com símbolos portugueses usada em terras brasileiras. Foi criada depois que a monarquia tradicional acabou em Portugal, em 1820. Surgia por lá a monarquia constitucionalista: a coroa passou a ser subordinada ao poder legislativo com a instituição de um parlamento.

bandeira


10. Bandeira Imperial do Brasil

Quando esteve em vigor: de 1822 a 1889

Surgiu durante o governo do imperador dom Pedro I e marca a libertação política em relação a Portugal. O café e o tabaco representam a riqueza do país e as 19 estrelas são as províncias em que o Brasil era dividido na época.

bandeira


11. Bandeira Provisória da República

Quando esteve em vigor: de 15 a 19 de novembro de 1889

Parece até uma versão brasileira da bandeira dos Estados Unidos, não é mesmo? Ela foi instituída provisoriamente por quatro dias, após a Proclamação da República. Em seguida, surgiria a bandeira que usamos até hoje.

bandeira


12. Bandeira Nacional

Quando foi criada: em 19 de novembro de 1889

A bandeira usada atualmente foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Leme, e desenhada pelo artista Décio Vilares. Ela foi apresentada quatro dias depois da Proclamação da República, substituindo a antiga bandeira imperial.

bandeira