Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Imigrantes no Brasil: Saiba como a chegada de outros povos influenciaram na nossa cultura

Saiba como os diferentes grupos de imigrantes contribuíram para o desenvolvimento do Brasil

Silvia Regina Publicado em 16/07/2021, às 11h00 - Atualizado em 14/05/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de bandeiras de diversas nacionalidades - Pixabay
Imagem ilustrativa de bandeiras de diversas nacionalidades - Pixabay

Os imigrantes — pessoas que saem do país ou cidade natal para morar em outro lugar — chegaram ao Brasil desde a época da colonização e contribuíram muito para a formação do povo brasileiro. Saiba mais sobre esses grupos.

Portugueses

Os primeiros portugueses chegaram ao Brasil com a colonização, mas a imigração mesmo aconteceu no fim do século 19. Portugal passava por dificuldades econômicas e diversos portugueses decidiram se mudar para o Brasil por causa do  idioma. As histórias da cuca, do bicho-papão e do lobisomem vieram junto com esses imigrantes, assim como a festa junina, o bacalhau, a linguiça, o presunto e o azeite.

Italianos

Os italianos são a maior colônia de imigrantes no Brasil. Eles começaram a chegar por aqui a partir de 1876, por causa de uma grave crie política e econômica na Itália. Eles se fixaram principalmente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A maioria vinha trabalhar nas fazendas de café. Eles trouxeram para cá a pizza, a macarronada, o panetone, o nhoque, o risoto, a alcachofra e a mussarela, entre outros itens. Até o jeito de falar alto e mexendo muito as mãos foi herdado dos italianos.

Espanhóis

O desemprego e a fome na Espanha no fim do século 19 fizeram com que muitos espanhóis viessem para o Brasil, que naquela época incentivava a vinda de imigrantes. Ao chegarem aqui, escolheram o estado de São Paulo para trabalhar nas lavouras de café. O churro, que se tornou popular por aqui, é um doce típico espanhol, incoporado pela culinária brasileira. O cultivo e o consumo de frutos do mar, centeio e alfafa também são influências dos espanhóis. Eles também foram responsáveis pela introdução do pádel, esporte semelhante ao tênis.

Alemães

A primeira colônia alemã no Brasil chamava-se Leopoldina e foi fundada em 1818, na Bahia. Após 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, essa imigração se intensificou em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eles influenciaram a nossa agricultura e pecuária, ao introduzir o cultivo do trigo e a criação de porcos. Também trouxeram a salsicha, a salada de batata, festas, como a Oktoberfest, e a quadrilha das festas juninas.

Japoneses

Os primeiros japoneses chegaram ao Porto de Santos, no litoral paulista, em 1908. Eles vieram para trabalhar nas lavouras de café, em São Paulo e em algumas cidades do interior. Além de trazerem técnicas que melhoraram a qualidade de verduras e frutas e introduzirem a soja, os japoneses nos ensinaram o judô, o karatê e o beisebol. Também infuenciaram a culinária, com sushi e sashimi.

Bolivianos

Os primeiros imigrantes bolivianos chegaram ao Brasil a partir de 1950. Eles vieram em busca de emprego e se dividiram entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul para trabalhar principalmente nas indústrias de roupas e na construção civil. A saltenha, um salgado assado recheado com carne, frango ou porco, e o arroz boliviano, feito de ervilhas, banana, frango, ovos e milho verde, são comuns na região centro-oeste e foram trazidos pelos bolivianos.