Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 fatos de 'Mulan' que realmente aconteceram

Descubra alguns detalhes inseridos na animação de 'Mulan' que realmente aconteceram na época em que a história é situada

Redação Publicado em 14/04/2024, às 13h00 - Atualizado em 16/04/2024, às 07h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Mulan' (1998) - Divulgação/ Disney
Cena de 'Mulan' (1998) - Divulgação/ Disney

Uma garota chinesa se disfarça de homem para preservar a vida de seu pai, que teria que lutar a favor da China na guerra contra os Hunos mesmo com a idade avançada — essa é a premissa de 'Mulan', animação lançada em 1998 pela Disney,

A trama é uma adaptação do poema folclórico chinês que remonta às dinastias do Norte da China durante o século 6, conhecido como ‘A Balada de Hua Mulan’ e, por esse motivo existem diversos momentos apresentados na animação que realmente correspondem a eventos e situações que aconteceram na época em que a história é situada.

Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 fatos de 'Mulan' que realmente aconteceram, com base em informações apuradas pelo portal ScreenRant. Confira!

1. A invasão dos hunos

Shan Yu, vilão de "Mulan" (1998)
Shan Yu, vilão de "Mulan" (1998) / Crédito: Reprodução/Disney

Sabe-se que os Hunos realmente existiram. Eles foram um povo nômade que viveu ao norte chinês, no estado de Rouran, e tiveram responsabilidade na formação da Ásia e da Europa antigas. Tanto é que a invasão dos Hunos à China, mostrada no filme, aconteceu de verdade e na mesma época em que a trama é ambientada.

2. Grilos eram realmente aprisionados em gaiolas

Grilo Mulan
Grilo Mulan e avó Fa /Crédito: Reprodução/Disney

O Grilo é um personagem carismático e adorado pelo público no longa-metragem. Um detalhe curioso é que, na cultura chinesa, os grilos são símbolos de sorte e foram mantidos em gaiolas douradas como no filme.

3. O papel da mulher da época

No início do filme, Mulan retrata qual era o ‘papel da mulher’ na época. Isso porque a personagem surge em trajes tradicionais, pronta para casar e cuidar do lar, assim como era suposto que todas as mulheres fossem na época, ou seja, esposas dedicadas e dispostas a servir suas famílias.

4. Piedade e lealdade são valores importantes na China

Mulan
Cena do filme 'Mulan' (1998) /Crédito: Reprodução/Disney

O filme é repleto de momentos em que Mulan prova que piedade e lealdade são importantes valores para ela e sua família, sendo o maior deles, poupar a vida de seu pai ao se arriscar por ele no campo de batalha chinês. Fora das telas, essas são qualidades que os chineses realmente apreciam em sua cultura.

5. Mulan é realmente o nome da personagem

Quando uma obra é adaptada para um formato diferente, é normal que ela sofra algumas modificações, como alterações nos nomes dos personagens, por exemplo, ainda mais quando uma obra é levada para um idioma diferente. 

No entanto, a animação da Casa do Mickey manteve a fidelidade ao nome da personagem, visto a jovem que vai ao exército no lugar de seu pai, é Mulan, assim como apresentado em ‘A Balada de Hua Mulan’, poema que surgiu entre 386-581 d.C., que pode ou não contar uma história real, já que não há meios de verificar sua autenticidade.