Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / RM e Bobby

Bobby, do iKON, explica antiga diss track feita para RM, do BTS

Descubra por qual motivo Bobby, do iKON, escolheu RM, do BTS, para uma diss track lançada há dez anos!

Izabela Queiroz Publicado em 16/04/2024, às 14h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Concept photo de Bobby para o álbum "TAKE OFF" e RM em concept photo do BTS para o álbum "Indigo” - Divulgação/143 Entertainment/ BIGHIT Music
Concept photo de Bobby para o álbum "TAKE OFF" e RM em concept photo do BTS para o álbum "Indigo” - Divulgação/143 Entertainment/ BIGHIT Music

Sabia que Bobby, do iKON, já participou de uma diss track para RM, do BTS? Basicamente, "diss track" é uma música de desrespeito, em tradução literal, e o termo ficou famoso com o rap dos anos 1990, quando rappers rivais das divisões West e East Coast (costa Oeste e Leste, respectivamente) passaram a se provocar através da música.

A popularidade se estende até hoje, e foi assim que na faixa intitulada “Come Here”, lançada em 2014 como uma colaboração entre Bobby, Dok2 e Masta Wu, os idols trouxeram algumas farpas ao líder do BTS ao mencionar os reais significados do stage name do idol e do nome do grupo.

Isso porque, na época, RM adotava Rap Monster (monstro do rap) como nome artístico, e BTS, na verdade, é a sigla para Bulletproof Boy Scouts, em português, algo como "escoteiros à prova de bala", palavras citadas na faixa “Come Here”. Veja!

Eles me chamam de monstro
Não é um nome que eu criei
Você prefere um espelho de corpo inteiro a um calabouço no porão, não é?
Se habilidade é aparência, então eu sou Won Bin em frente a um vidro à prova de balas"

Quando foi divulgada, a faixa ganhou enorme notoriedade, pois alguns entenderam como um ataque real e gratuito ao idol, ainda que RM tenha revelado em uma entrevista que não tem ressentimentos contra Bobby, mencionando que a música o atingiu com um “golpe leve”, além de expor que não viu maldade na letra, a considerando “divertida”, conforme repercutido pelo portal AllKpop.

Recentemente, foi a vez de Bobby comentar sobre a faixa e explicar o porquê escolheu RM para a diss de dez anos atrás. Isso aconteceu em um bate-papo para o talk show 'Money Chord' do canal do YouTube Moneygraphy, onde o idol foi abordado por um dos apresentadores sobre a faixa.

"Você fez um diss para RM e RM sabia suas intenções, então ele respondeu, e foi interessante. E eu acho que os fãs de K-pop não entenderam o que era. (Eles pensaram) por que eles estão se atacando? Eles consideraram isso como um ataque pessoal real. Mas é apenas um jogo (batalha) na cultura hip-hop. Acho que foi interessante", começou afirmando o apresentador.

Completando o pensamento do anfitrião do programa, Bobby falou que, na época, quis fazer a diss após ver o artista Kendrick fazer algo semelhante em uma faixa de Big Sean, assim como revelou que o líder do BTS não foi o único alvo.

O idol explicou que o EXO surgiu como uma das possibilidades para o diss, mas ele não os escolheu devido ao medo do fandom do grupo, que era maior que o do BTS na época, dando a entender que as possíveis represálias dos EXOLs poderiam ser duras demais para que ele pudesse lidar, tendo assim, RM como a melhor opção. 

Isto é o que eu penso. Houve essa conversa 'Por que você não atacou EXO? ’ Eles disseram-me isso. EXO tinha muitos fãs. Minha resposta honesta? Se eu me metesse com EXO, eu estaria morto. ”

Ao ouvirem a resposta de Bobby, os anfitriões acrescentaram que a escolha fez sentido já que RM poderia respondê-lo no mesmo nível: "Em certo sentido, é um respeito. Você atacou porque queria uma boa luta. É uma luta interessante".

Veja abaixo o episódio na íntegra: