Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Pinóquio

Pinóquio: Diferenças entre a animação e o live-action

Apesar de seguir a história original, o live-action de Pinóquio possui algumas diferenças em relação ao desenho

Sofia Luppi Publicado em 10/10/2022, às 13h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Promocional do live-action 'Pinóquio' - Divulgação/ Disney+
Imagem Promocional do live-action 'Pinóquio' - Divulgação/ Disney+

Neste ano, o clássico filme “Pinóquio”, lançado originalmente em 1940, ganhou sua versão live-action, sendo uma produção exclusiva do Disney+. O longa conta com grande elenco, além de ser dirigido por Robert Zemeckis. Confira o trailer!

Apesar do intuito de um filme live-action seja refazer a história de uma animação com atores reais, sempre tem alguma diferença entre as duas produções. Por causa disso, a Recreio trouxe algumas diferenças entre a versão original e a nova da história de Pinóquio. Confira!

1. Família do Gepeto 

No live-action, é revelado alguns detalhes sobre o passado de Gepeto, interpretado por Tom Hanks —coisa que não ficamos sabendo na animação. A nova versão mostra que o marceneiro tinha uma esposa e um filho, mas que, por algum motivo, os perdeu. Por conta disso, criou o Pinóquio para suprir essa ausência 

Tom Hanks como Gepeto no live-action de 'Pinóquio'
Tom Hanks como Gepeto no live-action de 'Pinóquio' / Crédito: Divulgação/ Disney+

2. Origem do nome

Você já se perguntou o porquê Gepeto escolheu dar o nome Pinóquio para sua marionete? Enquanto essa dúvida fica no ar na animação, nos primeiros minutos do live-action ela acaba sendo respondida. O entalhador explica para seus bichos de estimação, o gatinho Fígaro e a peixe Cleo, que a madeira que utilizou para inventar o menino marionete era de pinho, assim, em Pinóquio, em italiano Pinocchio, seria algo como “pequeno pinho”, o que faz uma alusão ao seu material. 

Gepeto terminando de criar Pinóquio
Gepeto terminando de criar Pinóquio / Crédito: Divulgação/ Disney+

3. Personagens Novos 

A nova versão trouxe personagens novos, que enriqueceram muito a história. Entre eles temos a Gaivota Sofia, que sempre visitava Gepeto para conseguir alguma comida, além de ser uma aliada importante para que o Grilo Falante (Joseph Gordon-Levitt) ajudasse o Pinóquio em momentos decisivos. Por ser uma personagem CGI, ela ganhou vida com a voz da atriz Lorraine Bracco

Já a atriz Kyanne Lamya deu vida a Fabiana, uma marionetista que trabalhava no circo de marionetes de Stromboli. Apesar desse circo já existir na animação, não havia um personagem dentro dele com grande enfoque, além do próprio Stromboli. O objetivo da personagem é ajudar o Pinóquio através de sua marionete, a Sabina, que é a única que o protagonista consegue confiar depois de ser enganado. 

Gaivota Sofia e Fabiana com a marionete Sabina
Gaivota Sofia e Fabiana com a marionete Sabina / Crédito: Reprodução/ Disney+

4. Ações de João Honesto 

Um dos personagens mais trambiqueiros de todos os filmes da Disney é João Honesto. A raposa, junto com um comparsa, é responsável por enganar Pinóquio tanto no desenho quanto no live-action, mas há uma diferença. Enquanto no live-action o personagem, que tem como dublador oficial o ator Keegan-Michael Key, tenta enganar o Pinóquio uma vez e acaba tendo seus planos estragados pelo Grilo Falante, na animação ele consegue enganar o menino de madeira duas vezes. 

Na animação, João Honesto é responsável por levar Pinóquio para o show de marionetes, e também entregá-lo para o Cocheiro, que mais para frente leva o boneco para a Ilha dos Prazeres. Já no live-action, ele tenta impedir que Pinóquio vá para a escola, e em um primeiro momento não consegue, só depois que o protagonista é expulso da escola por não ser um menino de verdade, ele consegue levar a marionete até Stromboli. 

Cena de João Honesta e seu comparsa no live-action de 'Pinóuio'
Cena de João Honesta e seu comparsa no live-action de 'Pinóquio' / Crédito: Reprodução/ Disney+

5. Menino de verdade ?

O que mais Pinóquio deseja durante todo o filme é se tornar um menino de verdade e para que isso aconteça, ele precisa ser um bom garoto. No final da animação, a Fada Azul (Cynthia Erivo) atende seu pedido e ele se torna um menino de carne e osso, mas no live-action fica uma dúvida se isso realmente acontece. Isso porque além do filme acabar, há um discurso tanto por parte de Gepeto quanto do Grilo Falante, que dá a entender que o protagonista vai ser amado do jeito que é, independentemente se é feio de madeira ou não.

Dessa forma, além de não vermos se ele se transformou ou não em um menino de verdade, os discursos passam a mensagem que as pessoas precisam se aceitar e se amar do jeito que são, inclusive o Pinóquio.