Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Afinal, por que o Jetix acabou?

Descubra o motivo pelo qual a Jetix, um dos mais famosos canais entre o final dos anos 1990 e 2000, chegou ao fim, apesar de sua popularidade

Logo do Jetix - Divulgação/Jetix
Logo do Jetix - Divulgação/Jetix

Maratonar as mais diversas animações foi, e ainda é, uma das atividades preferidas das crianças, afinal, nessa fase, poucas coisas são melhores do que passar horas na frente da TV assistindo aos mais diferentes desenhos, pulando de canal em canal, acompanhando aventuras únicas uma atrás da outra.

Dentre os canais que tinham as narrativas animadas como parte de sua programação está o Jetix, que surgiu em 2004 e acabou encerrando suas atividades em menos de cinco anos depois, em 2009. Mas, afinal, por que o Jetix acabou?

Do início

O Jetix surgiu para substituir o Fox Kids, um bloco infantil que surgiu em 1993 dentro do canal Fox, mas que em 1996 se tornou uma emissora no Brasil e no resto da América Latina, passando a ser, inclusive, um dos canais infantis de maior audiência da TV paga.

O Fox Kids apresentava em sua programação diversas animações como ‘X-Men’, ‘Homem-Aranha’ e também icônicas séries, como a colorida — e adorada até hoje — ‘Power Rangers’.

Após onze anos de existência, o Fox Kids foi renomeado para Jetix no Brasil em 2004, anos depois que o canal Fox foi comprado pela Disney. Ainda assim, nos EUA a mudança no bloco foi realizada mais cedo, visto que ainda em 2002 o Jetix passou a ser exibido no Toon Disney nos EUA.

Durante o seu tempo em ativa, o Jetix trouxe animações diversas como ‘PUCCA’, ‘Yin Yang Yo’, ‘Beyblade’, ‘Kid vs. Kat’ e ‘W.I.T.C.H.’, desenho que apresentava cinco adolescentes que ao serem escolhidas para serem as novas Guardiãs do Oráculo de Kandrakar passaram a ser as detentoras dos poderes dos cinco elementos.

O fim

No entanto, o Jetix não durou muito e chegou ao fim de suas atividades em 2009 após uma nova reformulação da Disney. No Brasil, a empresa decidiu que a emissora passaria a se chamar Disney XD (de X-Treme Digital), a fim de apostar em uma maior interatividade entre TV e internet, visto que o portal na web do canal contava com episódios bônus e até continuações de capítulos dos principais programas, séries e desenhos apresentados.

Além disso, a Disney também queria focar nos nomes “ABC” e “ESPN”, o que fez com que a programação da extinta Jetix fosse alterada, já que ‘Power Rangers’, título que já era um dos clássicos do canal, deixou de ser exibido e passou a integrar apenas a programação dos canais ABC.

Com a mudança, a programação do Disney XD passou a priorizar os conteúdos originais Disney, como aconteceu com a série de comédia ‘Zack e Cody: Gêmeos em Ação’, que foi lançada em 2005 para abordar as aventuras dos dois irmãos depois que a mãe deles consegue um emprego no Tipton Hotel, o hotel cinco estrelas de Boston.

Além das obras autorais, a emissora exibia também animações como as tramas heróicas de ‘Batman’, ‘Homem-Aranha’ e ‘Homem de Ferro’, além de animes, já que ‘Beyblade Metal Fusion’ e ‘Digimon’ fizeram parte dos conteúdos acompanhados pelas crianças.

Ainda que tenha trazido muita diversão, pelo mesmo motivo do fim do Jetix, o Disney XD acabou sendo descontinuado em março de 2022 para que a empresa pudesse focar em uma nova estratégia de mercado: produzir conteúdo exclusivo para o streaming da casa, o Disney+.