Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Afinal, qual foi o grupo de k-pop responsável por criar os photocards?

Você já se perguntou quem foram os responsáveis pelo início da febre dos photocards dentro do k-pop? Descubra sua origem!

Redação Publicado em 02/05/2024, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Girlgroup responsável por criar os photocards - Divulgação/SM Entertainment
Girlgroup responsável por criar os photocards - Divulgação/SM Entertainment

Os famosos photocards, que são pequenos cards com fotos dos artistas, são uma das tendências mais populares dentro do k-pop nos dias atuais. Normalmente, esses itens podem ser encontrados em diferentes locais, como dentro dos álbuns, acompanhando os lightsticks, nos seasons greetings, ou até mesmo em eventos oficiais sendo distribuídos como brindes.

Com isso, os photocards se tornaram itens de grande procura pelos fãs, que costumam colecionar as fotos de seus idols e grupos favoritos. Para tornar a coleção completa, os admiradores, geralmente, compram as cartas de outros fãs através da internet, ou em eventos presenciais — mas se engana quem pensa que os valores são baixos.

Devido à sua grande variedade e diferença no número de produção, muitos cards se tornam itens raros, aumentando seu valor de mercado, chegando a valores impressionantes.

Um grande exemplo é o photocard de Jungkook, do BTS, para o fan event Butterful Night Lucky Draw, que é considerado um dos mais caros já vendidos. Isso porque, conforme repercutido pelo Koreaboo, um card oficial já chegou a ser comercializado por 3.213 dólares, valor equivalente a 16 mil reais.

Os altos valores podem impressionar até mesmo os próprios idols, como Yuqi, do (G)I-DLE, que, na última semana, teve um vídeo seu reagindo aos valores de seus photocards em uma ligação com um fã viralizado nas redes sociais. Veja!

Mas, você já se perguntou como surgiu essa enorme febre? A RECREIO te conta!

Primeiros photocards

Diferente do que muitos possam imaginar, os photocards não existem desde o início do k-pop. Na verdade, esses itens surgiram apenas em 2010, graças a um memorável girlgroup da segunda geração: o Girls’ Generation.

Na época, o grupo estava se preparando para lançar seu álbum “Oh!”, e tiveram a brilhante ideia de incluir cartões individuais com as imagens das nove integrantes acompanhados de autógrafos e pequenas mensagens, para tentar chamar mais a atenção do público e fazer com que eles comprassem as mídias físicas. Hoje, os itens também são considerados raridades.

A ideia não poderia ter dado mais certo, sendo responsável pelo início de uma grande febre no k-pop. Hoje, os photocards se tornaram itens obrigatórios em todos os álbuns. Durante uma entrevista ao programa “Hey, come here” de Donghae e Eunhyuk, do Super Junior, Taeyeon, líder do Girls’ Generation, reconheceu que foram as pioneiras do photocard, e ainda revelou que, hoje em dia, os itens são a parte mais difícil da preparação de um álbum.

“Existem muitas variedades de photocards hoje em dia. Eu abri um álbum e as coisas estavam caindo. [...] Mas nós temos que colocar nossa alma neles também. Nós realmente queremos dar boas fotos [aos fãs]”.

Confira o momento a partir do minuto 20:17!