Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / NewJeans

Como Min Hee Jin, CEO da ADOR, assumiu controle do NewJeans?

Antes de pertencer a ADOR, as membros do NewJeans eram trainees da Source Music; veja como Min Hee Jin se tornou responsável pela mudança!

Redação Publicado em 24/04/2024, às 12h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Membros do NewJeans e Min Hee Jin, CEO da ADOR - Divulgação/ADOR/Reprodução/YouTube//걸스 온 파이어 X KPOP JAMM
Membros do NewJeans e Min Hee Jin, CEO da ADOR - Divulgação/ADOR/Reprodução/YouTube//걸스 온 파이어 X KPOP JAMM

Em 2022 os fãs de k-pop tiveram uma grata surpresa. Isso porque, 22 de julho daquele ano, o NewJeans, grupo formado pela ADOR, uma nova submarca da HYBE, fez sua estreia com o single "Attention", apresentando um conceito diferente dos grupos da quarta geração lançados até então, já que abordam a estética dos anos 2000 em seus looks e MVs, além de trazer narrativas conectadas entres os clipes.

O grupo foi um sucesso instantâneo, colocando os rostos de Minji, Hanni, Hyein, Haerin e Danielle, as cinco integrantes do grupo, em destaque em diversos veículos de informação e marcas influentes da atualidade. Mais que isso, o nome de Min Hee Jin ganhou ainda mais força, já que a CEO é quem está por trás do desempenho excelente do grupo.

Mas, você sabe como Min Hee Jin assumiu controle do NewJeans? A história veio a tona nesta quarta-feira, 24, por meio de uma matéria divulgada pelo portal Dispatch, já que, na verdade, foi revelado que o quinteto pertencia, originalmente, a Source Music, agência conhecida como a antiga casa do grupo feminino GFriend, mas que, em 2019, se tornou parte do conglomerado HYBE.

Selecionadas pelo CEO da Source Music, So Sung Jin, a primeira a ingressar na empresa foi Minji em 2017, seguida por Hanni em 2019, Haerin e Danielle em 2020 e, por fim, Hyein, que não teve sua data de entrada como trainee revelada. As meninas permaneceram em treinamento pela companhia até o segundo semestre de 2021.

Como Min Hee Jin e ADOR entraram na história?

Antiga diretora criativa e membro do conselho da SM Entertainment, Min Hee Jin se juntou a HYBE em 2019 como Diretora de Branding, dessa forma, seu trabalho era liderar a marca das empresas afiliadas ao conglomerado.

Ainda assim, pouco depois, surgiu a oportunidade dela se tornar responsável por um novo grupo feminino que estrearia pela Source Music, ao mesmo tempo que possibilidade dela se tornar CEO de sua própria agência ganhou força, dando origem a ADOR.

Como resultado, ela levou alguns trainees da Source Music para sua própria agência, incluindo as integrantes atuais do NewJeans e, para isso, os anos treinamento na antiga empresa não ficaram em dívida — Hee Jin custeou todos os gastos antes de transferi-los a ADOR.

Debut NewJeans

Continuando o plano da HYBE, em 2022, Min Hee Jin anunciou o debut do NewJeans que, com sua estética Y2K acompanhada das letras cativantes produzidas por 250 (Lee Oh-gong), já surgiu no top dos charts de música, superando marcos importantes com o álbum autointitulado, que com 262.815 cópias comercializadas apenas em seu primeiro dia de vendas, tonou-se mais novo recordista de vendas no primeiro dia de qualquer álbum de estreia de um grupo feminino na história do Hanteo.

ADOR X HYBE

Com o sucesso do debut do NewJeans, Hee Jin pôde se tornar acionista da ADOR, comprando 18% das ações da empresa, enquanto a HYBE permanecia com a porcentagem restante — tema que se tornou pertinente a partir da última segunda-feira, 22, quando a HYBE acusou Hee Jin de tentar tornar a ADOR uma empresa independente.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Koreaboo, a CEO estaria tentando desvencilhar a ADOR da HYBE desde o início deste ano e, para isso, teria criado um plano que envolve exposição de informações confidenciais da HYBE que dessem a entender que a empresa fazia exigências injustas à ADOR, a fim de que o conglomerado vendesse sua participação de 80% para investidores conhecidos pela gestão da ADOR.

Como resultado, a HYBE deu início a uma autoria contra a ADOR e Hee Jin, assim como solicitou que ela renunciasse o cargo de CEO, e nomeou um diretor adicional para a ADOR vindo da HYBE, já que ambos os atuais diretores da ADOR vieram da SM Entertainment e teriam participado do suposto plano de Hee Jin para deixar o conglomerado.

Após a confirmação da auditoria vir a público, Hee Jin se pronunciou por meio de um comunicado divulgado pela ADOR, onde justifica a desavença com a HYBE de outra maneira, ao afirmar que o conflito iniciou-se após um suposto plágio do ILLIT, alegando que o novo girlgroup da Belift (empresa subsiada pela HYBE) copiou o conceito do NewJeans.

Uma das gravadoras da HYBE, BeLift Lab, estreou o ILLIT em março de 2024, um grupo feminino de 5 membros. Depois que as fotos teaser do ILLIT foram divulgadas, houve uma reação explosiva online de que as pessoas pensaram que 'era NewJeans'. O cabelo, a maquiagem, os looks, a coreografia, as fotos, os vídeos e até os eventos do ILLIT, etc., todas as suas atividades como celebridades têm copiado os NewJeans”, disse Hee Jin em comunicado.

A declaração de Hee Jin foi colocada como "falsa" pelo CEO da HYBE, Park Ji Won, em um pronunciamento para os funcionários, onde disse que os argumentos não têm provas e a companhia irá investigar isso na auditoria. 

O caso segue em andamento.