John Mueller abordará técnicas de rastreamento, indexação, utilização do Search Console e outros
Entender o funcionamento da Pesquisa Google e descobrir a melhor maneira de explorar as ferramentas que trabalham para a exposição dos portais, produtos e serviços nos resultados das buscas é fundamental para estar sempre um clique a menos de distância dos novos e antigos clientes ou contatos.
A lógica de funcionamento da inteligência responsável por organizar as opções sugeridas às buscas realizadas, se assimilada pelo negócio, auxilia no desenho de estratégias de captação ainda mais assertivas e econômicas, considerando as ações para o melhor posicionamento na lista de respostas retornadas aos consumidores.
Pensando nisso, o Google organizou para a próxima quinta-feira (1º), das 11h às 12h, um webinar especial, totalmente gratuito, com um dos principais nomes do universo de Search, o suíço John Mueller. O especialista hoje é responsável por coordenar as Relações Públicas do Google Search Console.
Mueller atuou como analista de tendências para webmasters por mais de uma década e frequentemente participa de fóruns e eventos sobre o Otimização para Motores de Busca (Search Engine Optimization - SEO), sendo referenciado como um dos pesquisadores do assunto com maior destaque no mercado.
Entre os temas trabalhados no encontro estarão o rastreamento, a indexação, os sites para dispositivos móveis, os conteúdos duplicados, a paginação, a melhor utilização do Google Search Console para impulsionar empreendimentos e outras questões de igual importância.
O Google Search Console é um serviço sem custos oferecido pelo Google, que auxilia a monitorar, manter e solucionar problemas relacionados à participação nos resultados da Pesquisa Google.
Não é necessário estar incluído no Search Console para aparecer na busca, mas o sistema permite entender e melhorar a forma como o site é lido e avaliado pela base de dados. Ou seja, como e quando a página aparecerá nas pesquisas realizadas.
Na plataforma é possível confirmar se o Google pode encontrar e rastrear determinado site, corrigir problemas de indexação, ou solicitar a reindexação de conteúdo novo e atualizado, visualizar dados de tráfego na pesquisa, saber quais consultas de pesquisa mostram aquela página, com que frequência os usuários clicam nessas consultas e outros dados.
O Google segue três etapas básicas para colocar as páginas entre os resultados das buscas solicitadas na Web. O rastreamento é, basicamente, a leitura das páginas pelas máquinas do Google, para que elas possam detectar e "descobrir" o endereço.
Na sequência, a indexação identifica o conteúdo, analisando e catalogando os arquivos que estão disponíveis no site. No processo o Google verifica do que se trata a página. Essa informação fica registrada no índice, um grande banco de dados, armazenado em uma quantidade enorme de computadores.
Por fim, a exibição. O Google tenta determinar as respostas mais adequadas e de qualidade mais alta, bem como avaliar outras considerações que fornecerão a melhor experiência do usuário. Para isso, leva em conta aspectos como localização, idioma e dispositivo (computador ou smartphone).
Reflexões sobre como melhorar o rastreamento, a indexação, a exibição e a classificação dos endereços nas buscas feitas por meio da caixa de pesquisa do Google serão trabalhadas ao longo do evento, que terá tradução simultânea em espanhol ou português.