Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

14 anos de Enrolados: Conheça 5 curiosidades sobre a animação da Disney

Neste dia, em 2010, ocorria o lançamento mundial do 50º longa animado da Walt Disney Animation Studios. Confira alguns fatos que você não sabia!

Daniela Bazi Publicado em 07/01/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da animação Enrolados (2010) - Divulgação/Disney
Imagem promocional da animação Enrolados (2010) - Divulgação/Disney

Neste dia, há 14 anos, ocorria o lançamento mundial do filme "Enrolados", da Walt Disney Animation Studios, sendo a 50ª animação feita pelo estúdio. Inspirada no conto da Rapunzel, dos Irmãos Grimm, o longa arrecadou cerca de 591 milhões de dólares na bilheteria mundial, arrastando uma nova legião de fãs em inúmeras partes do mundo.

Para comemorar a data tão especial, conheça agora 5 curiosidades sobre o filme "Enrolados"!

1. Cabelo especial

Ao total, o cabelo de Rapunzel contém mais de 21 metros de comprimento, e 100 mil tranças individuais. Caso todos os fios se tornassem um só, ele alcançaria a incrível marca de 2.930 quilômetros. A Disney precisou criar um software especial para simular o movimento do cabelo da personagem, já que, até aquele momento, ninguém havia animado tantos fios antes.

2. Produtoras Rapunzel

Durante a época de produção do filme, cerca de 10 produtoras também deixaram seus cabelos crescerem, porém, foi por uma bela causa. Após a finalização do longa, cada uma cortou pouco mais de 25 centímetros de suas madeixas e as doaram para uma instituição que faz perucas com mechas de verdade voltado para pessoas que perderam seus cabelos devido a diferentes doenças.

3. Maior multidão da Disney

A cena das lanternas é uma das mais belas presentes em todas as animações, e não foi nada fácil de fazer. Antes de sua criação, foi solicitado aos animadores que fosse feito uma multidão com cerca de 3 mil pessoas em cena. Essa é a maior já feita em todo o estúdio.

disney
Cena das lanternas de Enrolados (2010) / Crédito: Divulgação/Disney

4. Pontos de luz

Aliás, essa cena é repleta de mínimos detalhes que quase ninguém sabe. Nela, cada chama das lanternas conta com 10 mil micro pontos de luz. Na parte em que contém mais luminárias — 46 mil, especificamente — podemos somar mais de 460 milhões pontos de luz.

5. Mario Kart

Criar um longa de animação é mais exaustivo do que parece. São horas de trabalho árduos, se esforçando ao máximo para deixar tudo o mais perfeito possível para o público. Por este motivo, durante as horas de pausa, mais de 2 mil corridas de Mario Kart foram jogadas pela equipe de produção.