Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Mapa-Múndi / Natureza

Conheça as 5 montanhas mais altas do planeta Terra

Além do conhecido Monte Evereste, descubra também outros picos que fazem parte dos maiores do mundo

Silvia Regina Publicado em 02/02/2021, às 14h00 - Atualizado às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monte Everest, a maior montanha do mundo - Pixabay
Monte Everest, a maior montanha do mundo - Pixabay

Maior montanha do planeta, o Monte Everest é um recordista bastante conhecido. Mas você sabe quais são as outras montanhas desse ranking?

As maiores montanhas ficam no continente asiático porque lá está o Himalaia, conjunto com as montanhas mais altas do planeta. Essas formações surgiram ao longo de milhões de anos: a alta pressão provocada pelo atrito entre placas tectônicas fez com que rochas fossem empurradas para cima, criando montanhas bem altas.

1ª. Monte Everest

Localizado na subcordilheira de Mahalangur Himal, no Himalaia, entre o Nepal e a China, o Everest tem 8.848 metros de altura. Ele foi escalado pela primeira vez em 1953. De lá para cá, mais de 3 mil pessoas chegaram ao cume. Há duas rotas para subir o Everest: uma pelo sul, do lado do Nepal, e uma pelo norte, no Tibete. A escalada apresenta diversos perigos, como ventos fortes e avalanches, que já fizeram centenas de vítimas.

2ª. K2

Segunda maior montanha do mundo, o K2 fica entre a China e o Paquistão. Apesar de ser menor do que o Everest, com 8.614 metros de altura, é considerada a mais perigosa. Além das avalanches, o tempo muda sempre, com nevasca, neblina e ventos de até 100 quilômetros por hora! Para quatro pessoas que conseguem chegar ao topo, uma morre. O topo do K2 foi atingido pela primeira vez em 1954, por alpinistas italianos.

3ª. Kangchenjunga

Com 8.586 metros de altura, a Kangchenjungaé a terceira maior montanha do mundo. Ela está situada na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e a Índia. O nome quer dizer Cinco Tesouros da Grandiosa Neve, referência aos cinco picos da montanha.As primeiras tentativas de atingir o cume aconteceram em 1905, mas só em 1955 dois britânicos chegaram lá.

4ª. Lhotse

Ligada diretamente ao Everest pela coluna sul, também fica localizada entre o Nepal e a China. A montanha Lhotse tem 8.501 metros de altura e teve o topo alcançado pela primeira vez em 1956

5ª. Makalu

Também localizada entre o Nepal e a China, a montanha Makalu tem 8.463 metros de altura. Até hoje, foi pouco explorada – cerca de 250 pessoas chegaram ao cume, a partir de 1955. Uma expedição brasileira também subiu, em 2008: o caminho de ida e volta levou 60 dias.