Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Como surgiu a Páscoa?

Descubra a origem por trás da Páscoa, famoso feriado religioso celebrado neste domingo (31)

Redação Publicado em 31/03/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de coelhos da páscoa - Pixabay
Imagem ilustrativa de coelhos da páscoa - Pixabay

Neste domingo, 31, é comemorado uma das maiores festas cristãs em todo o mundo: a Páscoa, simbolizando coisas diferentes para judeus e cristãos. Além do significado religioso, muitas pessoas também aproveitam o feriado para se presentear com deliciosos ovos de chocolate. Mas, você sabe como surgiu a Páscoa?

Origem

De acordo com o coordenador do curso de teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Gerson Leite de Moraes, em entrevista ao UOL, a Páscoa tem uma origem muito antiga, sendo ligada a “um ambiente pastoril, agrário, rural. Era uma festa que existia na Antiguidade no que seria o Oriente Médio hoje. Provavelmente a Páscoa nasceu como uma festa em comemoração do nascimento das ovelhas na primavera".

Para os judeus, a época celebra a libertação do povo hebreu após anos de escravidão do Egito. Naquela época, datada aproximadamente entre o século 13 antes de Cristo, Deus teria enviado inúmeras pragas para que o Faraó libertasse os escravos, em um episódio conhecido como “Dez Pragas do Egito”, explicado no livro de Êxodo na Bíblia Sagrada. Com a libertação, é finalmente instituída a Páscoa, e o povo parte em uma jornada a caminho de Canaã, a Terra Prometida.

“Daí se tem uma definição da Páscoa: saída de uma definição de escravidão em busca de liberdade. Por isso que o termo hebraico 'Pessach' significa saída, passagem, esperança, no sentido de superar a escravidão”, declarou o professor da PUC-SP, frei Lisaneos Prates, também em entrevista ao UOL.

Enquanto isso, para os cristãos, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus Cristo após ser perseguido pelo Império Romano e morto na cruz. A celebração é antecedida pela Semana Santa, que recorda a Última Ceia de Cristo ao lado dos apóstolos, antes de sua condenação realizada na sexta-feira, conhecida como Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão.

A data em que a celebração cristã seria realizada, no entanto, só foi definida no ano 325, durante o Concílio de Niceia. Lá, foi determinado que a Páscoa deveria ser comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera, que pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Por outro lado, a Páscoa judaica também é celebrada durante uma semana inteira, começando a partir do 14º dia do mês de Nissan, conhecido por ser o primeiro do calendário judaico. A data está presente no capítulo 12 do livro de Êxodo da Bíblia Sagrada, como uma orientação dada por Deus a Moisés e Arão.